Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Sabesp reduz retirada de água do Sistema Cantareira, após queda no nível de reservatório

A Sabesp vai reduzir o volume de retirada de água do Sistema Cantareira, em decorrência da queda no nível do reservatório, provocada pelos baixos índices pluviométricos.

A empresa, cuja privatização completou um ano, diminuirá a extração de 31 m3/s para 27 m3/s, queda de 12,9%. A medida atende aos parâmetros fixados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP-Águas), que prevê a redução quando o nível do reservatório cai abaixo de 40%. Atualmente, está em 35,23%.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do governo do estado, a medida é preventiva e não prejudica o abastecimento de água no estado, uma vez que o sistema todo é resiliente e composto por sete reservatórios.

É a segunda medida tomada em menos de uma semana pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) relacionada a economia de água.

Na segunda-feira (25), a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) determinou que a Sabesp reduza a pressão da água no período noturno na Grande São Paulo das 21h às 5h. A diretriz garante uma economia de 4.000 litros por segundo.

A agência também pediu à Sabesp que apresente um plano de contingência específico para a região metropolitana.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo