Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Elmano de Freitas confirma exames negativos para metanol e reforça ações de prevenção no Ceará

O governador Elmano de Freitas se pronunciou na noite deste domingo (5) sobre a crise sanitária nacional envolvendo casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Em comunicado oficial, ele informou que as doses do antídoto contra a substância já estão a caminho do Ceará, enviadas pelo Ministério da Saúde.

materia2

Segundo o governador, os dois casos suspeitos de contaminação registrados no estado — um em Quixeramobim e outro em Caucaia — tiveram exames iniciais negativos para metanol, conforme laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

“Ao tomar conhecimento desses casos suspeitos, prontamente nossas equipes da Secretaria da Saúde cumpriram os protocolos de acompanhamento às vítimas e de orientação às unidades de saúde”, destacou Elmano.

Ele lembrou que o Governo do Estado vem adotando medidas preventivas desde o surgimento dos primeiros alertas nacionais, com a criação de um grupo de trabalho integrado pela Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública e Pefoce, em diálogo constante com o Governo Federal.

O Ceará também divulgou nota técnica do Ministério da Saúde reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado, além de definir fluxos para coleta, acondicionamento, transporte e análise de amostras biológicas.

Em outra frente, as forças de segurança estaduais, em parceria com a Secretaria da Fazenda, intensificaram a fiscalização do transporte de bebidas, para coibir a circulação de produtos falsificados no estado. Carregamentos suspeitos já foram apreendidos na última semana e encaminhados para testes na Pefoce.

Elmano reforçou ainda a orientação à população:

“Evitem o consumo de bebidas de procedência duvidosa, principalmente destilados. Em caso de sintomas como embriaguez persistente, dor abdominal ou alteração visual entre 12 e 24 horas após o consumo, procure imediatamente uma unidade de saúde.”

Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”


Veja mais em Portal de Notícias CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo