
![]()
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida organizou o II Congresso da Pastoral dos Idosos que será realizado em Roma, de 2 a 4 de outubro. O encontro reunirá 150 delegados provenientes de 65 países, representando 55 Conferências Episcopais, além de membros de associações e congregações religiosas. Na sexta-feira, dia 3, está programada uma audiência com Leão XIV.
Vatican News
“Vossos anciãos terão sonhos” é o tema do II Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que se realizará de 2 a 4 de outubro de 2025, na Cúria Geral da Companhia de Jesus, em Roma. Guiados pela frase do Livro do profeta Joel, citada várias vezes pelo Papa Francisco, irão se reunir 150 delegados provenientes de 65 países, representando 55 Conferências Episcopais, além de membros de associações e congregações religiosas envolvidas na pastoral dos idosos.
Cardeal Farrell: os idosos, presente e futuro da Igreja
“Em um mundo em mudança, no qual até mesmo a maneira de envelhecer está passando por uma profunda transformação”, explica o Dicastério organizador, o congresso se propõe a responder “a uma necessidade cada vez mais premente: desenvolver uma pastoral dos idosos que seja adequada aos desafios do nosso tempo”. Os idosos não são apenas o passado da Igreja, sublinha o cardeal prefeito Kevin Farrell, “mas o seu presente e o seu futuro. Este Congresso é uma oportunidade para ouvir, refletir e construir juntos novas respostas a novas perguntas”.
Um caminho iniciado com o I Congresso de 2020
Um caminho que continua, já que o congresso se insere na continuidade do primeiro encontro internacional de 2020, intitulado “A riqueza dos anos”. Desde então, o caminho nunca foi interrompido: a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em 2021 e o ciclo de catequese do Papa Francisco sobre a velhice em 2022 consolidaram a atenção da Igreja para essa faixa etária. O II Congresso Internacional representa mais um passo nessa jornada, com o objetivo de aprofundar a reflexão e identificar novos caminhos para o futuro.
Os sonhos dos anciãos: uma visão para o futuro
O tema do congresso, inspirado no profeta Joel, convida a refletir sobre os “sonhos dos anciãos” como fonte de inspiração para a Igreja e a sociedade. Alguns idosos vão partilhar suas visões sobre temas cruciais como a paz, a convivência, a transmissão da fé e o cuidado da nossa casa comum. “Serão testemunhas vivas – lembra o Dicastério – capazes de demonstrar que os sonhos não têm idade, e podem indicar o caminho para as novas gerações”.
Uma reflexão global sem precedentes
“Este Congresso pretende ser uma oficina de ideias e esperança – explica Mons. Dario Gervasi, secretário adjunto do Dicastério – uma oportunidade única para construir uma visão partilhada que abrace todos os cantos do planeta. Os idosos são o coração pulsante das nossas comunidades, e a contribuição deles é essencial para o futuro da Igreja”. O programa prevê momentos de reflexão plenária, trabalhos em grupo por idioma e espaços dedicados ao diálogo e à partilha de experiências, inclusive por parte dos próprios idosos.
O programa do congresso
A abertura dos trabalhos, na manhã do dia 2 de outubro, ficará a cargo do cardeal Farrell, prefeito do Dicastério, seguido de sessões dedicadas a “A realidade dos idosos hoje”, “A cultura do descarte” e “A espiritualidade dos idosos”. Na manhã de 3 de outubro está prevista a audiência com o Papa Leão XIV, enquanto as conclusões dos trabalhos serão confiadas ao secretário adjunto do Dicastério, o bispo Dario Gervasi, no final da manhã de 4 de outubro. O programa completo (em inglês) está neste link.
Fonte: Vatican News
