Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Retiro da Família Calabriana é realizado no Seminário de Caravaggio, em Farroupilha – Vatican News


A Família Calabriana reafirmou o desejo de perseverar na missão, de reavivar a fé e a confiança em Deus Pai Providente, testemunhando com simplicidade e coragem a beleza da vocação cristã e calabriana no retiro que foi realizado no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS, de 19 a 21 de setembro.

Leandro Ávila

O retiro anual da Família Calabriana que reuniu Irmãos Externos e leigos calabrianos de Porto Alegre e Farroupilha no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foi realizado de 19 a 21 de setembro. Com o tema “Santifiquemo-nos para santificar”, o grupo de mais de 60 pessoas encontrou, no pedido e no exemplo de São João Calábria, momentos profundos de escuta e silêncio, na presença de Deus. Foi um verdadeiro mergulho no carisma e no chamado de Cristo, através da espiritualidade do Santo da Providência, mas também da intimidade com o Sagrado e com a Mãe da Obra, Maria Santíssima.

Os momentos de reflexão foram conduzidos pelo diácono Deivid Ferreira da Silva, religioso Pobre Servo da Divina Providência, que guiou os participantes por um caminho de encontro com Deus, com o carisma de São João Calábria e consigo mesmos:

“Um momento para crescer como família. Deus nos constituiu como seu povo e ama fazer-nos caminhar como tal. O retiro foi uma experiência de, como Família Calabriana, trabalharmos juntos na oficina da espiritualidade. Deu para sentir, de forma palpável, o que significa ser muitos membros de um só Corpo. E, neste caso, esta oficina, guiada pelo Mestre de Obras, o Espírito Santo, e animada pelos exemplos da Virgem Maria e de São João Calábria, aventurou-se no melhor dos trabalhos: crescer no amor de Deus e do próximo, resumo de toda a lei e único verdadeiro trabalho do ser humano neste mundo.”

Crescimento na santidade

O retiro levou essa fração da Família Calabriana a momentos de oração comunitária, celebrações, pregações, adoração e silêncios orantes, sendo cada um deles uma verdadeira experiência de permanecer na ação do Espírito que nos santifica. Durante a missa de encerramento, foi lida a mensagem do delegado da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil, Pe. Jaime Bernardi:

“Queridos Irmãos, Irmãs Externos e Leigos Calabrianos! Muito me alegro por este momento de graças e bênçãos que vocês estão vivenciando nestes dias de retiro. Agradeço aos que os estão acompanhando e, pela intercessão de São João Calábria, desejo que cada dia possam crescer na santidade, vivendo intensamente a espiritualidade calabriana em seus ambientes familiares e de trabalho. Acompanho-os espiritualmente e envio um forte abraço a cada um e a cada uma.”

A Irmã Glória Dolzani, delegada das Pobres Servas na América Latina, que trabalhou intensamente na organização, refletiu ao final do encontro:

“O retiro dos leigos calabrianos foi uma experiência muito forte para todos. Também foi uma das oportunidades em que tivemos um número muito consistente de participantes entre Irmãos Externos e Leigos Calabrianos. O tema ‘Santifiquemo-nos para santificar’ foi tirado de uma frase das cartas do Padre Calábria, mas se apresenta como um verdadeiro caminho para nossas vidas: um caminho de santificação. Santifiquemo-nos no dia a dia, pelo coração, pela vida, começando, como foi dito no retiro, por um esvaziamento: esvaziar-nos de tudo aquilo que impede de caminhar, para sermos livres para Deus. Está muito claro para nossa vida que a santidade é um caminho, e precisamos, a cada dia, retornar ao Evangelho, tomar consciência de que o tempo presente é uma oportunidade para nos santificarmos. E essa santificação se concretiza em projetos reais da nossa vida, da nossa missão e do nosso serviço, tornando-nos Evangelhos vivos. A santidade é um caminho que se abre; pode parecer estreito, mas é longo: um caminho que nos leva à serenidade e à paz, um caminho que nos faz construir, a cada dia, grandes espaços. Espaços de encontro com as pessoas, em especial com aquelas que mais precisam, vivendo cada dia com plenitude e, assim, tornando-nos Evangelhos vivos na humanidade de hoje, que tanto necessita de nós. Para mim, acompanhar os leigos e os Irmãos Externos é uma graça e um grande dom que Deus me concede, porque aprendo com eles. E juntos vamos manifestando o que é a Obra, o que é verdadeiramente a Família Calabriana: expressar unidos um carisma, com o olhar do leigo, do sacerdote e da consagrada.”

Ao encerrar o retiro, no domingo ao meio-dia, a Família Calabriana reafirmou o desejo de perseverar na missão de reavivar a fé e a confiança em Deus Pai Providente, testemunhando com simplicidade e coragem a beleza da vocação cristã e calabriana.

“Invoco para ti a graça de perseverar, passando do bem ao melhor, para a glória de Deus, para a santificação da tua alma e para o crescimento da Casa do Senhor. Se formos santos, como sempre digo, cooperaremos para a santificação dos outros; caso contrário, não faremos nada de bom. E, se estivermos à altura da nossa santa vocação e atentos para amar sempre mais a Deus, traremos grande e preciosa contribuição para a pacificação da humanidade pobre e aflita. Coragem, então, e em frente.” — São João Calábria


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo