
![]()
Pela primeira vez na história dos Anos Santos, terá lugar um evento jubilar dedicado a todos os envolvidos no mundo da justiça. De advogados a magistrados, de associações a universidades e agências governamentais, espera-se a presença de participantes de aproximadamente 100 países.
Vatican News
Pela primeira vez na história dos Jubileus, um evento jubilar será inteiramente dedicado aos Operadores de Justiça, ou seja, todos aqueles envolvidos em diversas funções no mundo da justiça secular, canônica e eclesiástica, no Estado da Cidade do Vaticano e na Cúria Romana, incluindo juízes, promotores públicos, magistrados, advogados, profissionais do direito e funcionários administrativos, juntamente com suas famílias.
Para o evento, são esperados em Roma mais de 15.000 participantes, proveniente de aproximadamente 100 países, com inúmeras delegações da Itália, Espanha, Portugal, Polônia, França, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Austrália, Nigéria, Peru e Filipinas.
Muitas também as instituições de todo o mundo, as associações de categorias, as universidades, em particular as faculdades de direito das universidades pontifícias e católicas, e as entidades representadas, incluindo o Ministério da Justiça da República Italiana, o Tribunal Constitucional, o Conselho Superior da Magistratura, a Suprema Corte de Cassação, a Confederação dos Juristas Católicos da França, a Suprema Corte dos Estados Unidos, a Suprema Corte do Brasil, a Suprema Corte de Justiça da Colômbia, a Suprema Corte da Espanha, o Poder Judiciário do Vaticano, a ENAV, o Tribunal de Contas, a Presidência do Conselho de Estado Italiano, a União Internacional dos Juristas Católicos e a União dos Juristas Católicos Italianos, e a Associação Nacional dos Magistrados (ANM).
Programa: a lectio na Praça de São Pedro
O evento jubilar terá início na manhã do dia 20 de setembro, na Praça de São Pedro, às 10h30, com a saudação oficial do arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que fará a introdução da Lectio de dom Juan Ignacio Arrieta, secretário do Dicastério para Textos Legislativos, sobre o tema “Iustitia Imago Dei: Operador de Justiça, Instrumento de Esperança”.
O evento, originalmente previsto para a Sala Paulo VI, teve que ser transferido para a Praça de São Pedro devido ao grande número de participantes. Para entrar na praça, a partir das 8h, é necessário retirar o ingresso no Ponto de Informações Jubilares, aberto diariamente das 7h às 19h, na Via della Conciliazione 7, até sexta-feira, 19 de setembro.
Haverá tradução simultânea para os peregrinos por meio do aplicativo Vatican Vox, de fácil download, e os organizadores recomendam o uso de fones de ouvido.
Audiência com o Papa às 12h
Em seguida, às 12h, também na Praça de São Pedro, Leão XIV realizará a Audiência Jubilar, dirigindo-se em particular aos Operadores de Justiça. Todos os peregrinos poderão então realizar sua peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro entre 13h e 18h.
No sábado à tarde, às 17h, no Palazzo della Cancelleria, em Roma, haverá um encontro com Samuel Alito, Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, organizado pela Embaixada dos EUA junto à Santa Sé (o evento é somente para convidados).
Às 18h30, no Palazzo Altemps, em Roma, haverá também uma Disputatio organizada pela Embaixada da França junto à Santa Sé e pelos Pii Stabilimenti da França a Roma e Loreto, presidida pelo Professor Patrick Valdrini.
Fonte: Vatican News
