Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Entidade distribui carta que cita descaso de Anielle com Amazônia

A Rede Amazônia Negra distribuiu nesta segunda-feira (15), na abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, uma carta afirmando ver descaso da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) com a Amazônia e pedindo apoio para que seja criado o Plano de Igualdade Racial da Amazônia Legal.

A carta cita dados que mostram que, em 2021, 42,2% da população vivia em situação de pobreza na Amazônia Legal e lembrando que a maior parte dos afetados são pretos e pardos.

“Diante de uma região empobrecida que necessita de apoio, não vemos nenhuma sensibilidade por parte do governo federal na gestão da ministra Anielle Franco à frente do Ministério da Igualdade Racial”, escreve a entidade.

A Rede Amazônia Negra acrescenta que, entre “promessas e descasos, temos uma narrativa antagônica entre o discurso e a prática da ministra, chegando a um denominador comum, que é, a não implementação de política de igualdade racial na Amazônia Legal.”

Coordenador operacional da Rede Amazônia Negra, Pedro Paulo da Cunha Carvalho, o Paulo Axé, afirma que a ministra sempre foi contrária ao Plano de Igualdade Racial na Amazônia Legal.

“O descaso praticamente foi mais uma questão pessoal dela com relação à nossa luta na Amazônia. Um descaso geral, generalizado, com relação à postura dela, antidemocrática, antirrepublicana, de não conversar com as organizações da Amazônia e com nenhuma das organizações do Brasil”, diz.

Procurada pelo Painel por meio de sua assessoria, Anielle não se manifestou.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo