
O deputado federal Domingos Neto destinou R$ 10 milhões para fortalecer a cadeia produtiva do leite no Ceará com a construção de seis laticínios. As primeiras unidades, em Jaguaribara e Quixeramobim, já estão em obras pela Codevasf e devem transformar a realidade dos produtores locais, que passarão a ter condições de competir em mercados mais exigentes.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Cada unidade será equipada com tecnologia moderna para processar até 2.000 litros de leite por dia, possibilitando a produção de queijos de alto valor agregado, como parmesão, provolone e reino, além de nata com sal. Em Jaguaribara, por exemplo, a fábrica contará com laboratório, câmara fria de maturação e de estocagem, pasteurizador, prensas e seladora a vácuo, estrutura aprovada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que garante a comercialização em todo o Estado .
Com o investimento, pequenos produtores terão a oportunidade de deixar de vender apenas o leite in natura e passar a ofertar derivados mais valorizados, gerando emprego, renda e estimulando o empreendedorismo rural. “Esse é um passo importante para fortalecer a agricultura familiar e tornar o Ceará também referência na produção de queijos maturados”, destacou Domingos Neto.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A expectativa é que a iniciativa estimule toda a cadeia produtiva, aumente a produção de leite e abra novas oportunidades de negócio, fortalecendo a economia das regiões beneficiadas.
Confira foto:

Veja mais em Portal CN7