Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Fux incluiu de improviso menções a mensalão e aloprados e citou Lava Jato em voto

A versão escrita do voto do ministro Luiz Fux, divulgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de quarta-feira (10) não citava nominalmente a Operação Lava Jato e fazia apenas uma menção cada aos escândalos do mensalão e dos “aloprados“.

Ao ler seu extenso voto, no entanto, ele incluiu outras referências. Fux mencionou pelo nome a operação deflagrada em 2014, que investigou esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, empreiteiras e políticos.

A referência foi feita ao justificar o que configura o crime de organização criminosa, a partir de trecho do inquérito 3989. “Se eu não me engano, referente à Lava Jato”, disse no julgamento.

Em relação ao mensalão, havia apenas uma menção na prévia divulgada. No julgamento em si, foram quatro citações explícitas.

Já sobre os “aloprados”, como ficou conhecido caso em que dinheiro vivo foi apreendido com coordenadores da campanha de reeleição de Lula, havia uma citação na prévia do voto.

No julgamento, foram mais duas menções. Uma delas foi quando disse que nem Black blocs, nem invasão do Incra ou aloprados foram considerados indício de que um golpe de Estado ocorreria, comparando com os ataques de 8 de Janeiro.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo