Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Opositores de Ratinho Jr. pedem quebra de sigilo da venda da 1ª empresa pública de TI do país

Deputados do Paraná de oposição ao governador Ratinho Júnior (PSD) fizeram pedido para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) derrube o sigilo no processo de venda do processo de desestatização da Celepar, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O documento é assinado pelos deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), líder da oposição, Ana Júlia Ribeiro (PT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (PDT) e Renato Freitas (PT), além do deputado federal Tadeu Veneri (PT).

No requerimento, os parlamentares insistem que somente seja mantido sob sigilo documentos que representem risco real à segurança da população e de sistemas estratégicos, como operações policiais e infraestrutura de tecnologia de informação e dados.

Segundo eles, o sigilo limita a participação da sociedade e contraria princípios constitucionais da democracia e transparência.

A venda tem sido alvo de contestação porque é uma empresa que armazena dados pessoais dos cidadãos e também informações sigilosas ou sensíveis da área de segurança pública. Fundada em 1964, a Celepar é a primeira empresa pública de tecnologia da informação do país.

“Não dá para decidir o futuro da Celepar às escondidas. Precisamos de transparência. Estamos falando de uma empresa estratégica, que administra informações de saúde, de segurança, de educação e de servidores públicos”, diz Chiorato, líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.

A venda da Celepar, segundo Chiorato, traz ameaça à soberania digital e ao direito à privacidade da população. “Tentar levar adiante esse processo em sigilo é ainda mais grave: é abrir mão do controle do Estado e colocar em risco a vida de cada paranaense”, afirma o petista.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo