Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Presidente da Assembleia do MA posta adesivaço em apoio a sobrinho do governador

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), aliada do governador Carlos Brandão (PSB), compartilhou no dia 31 de agosto a postagem de uma jovem adesivando carros com o nome do secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão.

Orleans é sobrinho do governador e apontado como nome dele para sua sucessão. Aliados de Brandão, como Iracema, vêm declarando nos últimos meses apoio ao secretário na disputa pelo Palácio dos Leões.

A postagem compartilhada pela presidente da Alema foi feita originalmente pela enfermeira Dayane Reis, candidata a vereadora por São José de Ribamar em 2024. Ela escreveu: “Domingo bom é assim: em Juçatuba com os amigos, levando o nome do nosso amigo Orleans”.

Questionada, Iracema afirmou que a postagem foi feita em sua rede social pessoal (veja a íntegra ao final da nota). “Apreciei a manifestação, republiquei e alcancei ampla audiência. Tratou-se, portanto, de um gesto simples e natural em um contexto de efervescência política, no qual lideranças de diferentes partidos interagem com conteúdos que circulam nas redes sociais”, disse.

“Infelizmente, no Maranhão vivemos momentos estranhos, em que opositores recorrem a perseguições políticas de todas as formas”, continua. “Acusam os outros daquilo que eles mesmos fazem. Eu sigo com minha página pública, sem esconder preferências ou alianças. Aliás, prefiro a sinceridade clara de um post aberto a certas práticas veladas que todos sabem existir.”

O cenário político no Maranhão está rachado desde que o governador se afastou do grupo do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal) e ex-governador do estado.

Por acordo feito ainda em 2022, Brandão disputaria o Senado no ano que vem e apoiaria o vice, Felipe Camarão (PT), na disputa pelo Palácio dos Leões. No entanto, após o racha, o governador maranhense tem costurado o nome de seu sobrinho para substitui-lo no cargo.

Confira a íntegra da nota

A postagem mencionada refere-se à minha rede social pessoal, onde compartilho aquilo que me alegra, me agrada, desperta minha curiosidade, fortalece minha fé, bem como alguns momentos felizes da minha vida pessoal e pública. Apreciei a manifestação, republiquei e alcancei ampla audiência. Tratou-se, portanto, de um gesto simples e natural em um contexto de efervescência política, no qual lideranças de diferentes partidos interagem com conteúdos que circulam nas redes sociais.

Fiquei lisonjeada por estar sendo observada por um meio de comunicação respeitado e dos mais fortes do país. Infelizmente, no Maranhão vivemos momentos estranhos, em que opositores recorrem a perseguições políticas de todas as formas. Acusam os outros daquilo que eles mesmos fazem. Eu sigo com minha página pública, sem esconder preferências ou alianças. Aliás, prefiro a sinceridade clara de um post aberto a certas práticas veladas que todos sabem existir.

Sigo com a paz de quem tem a consciência tranquila, além da fé inabalável em Deus, confiando que sua proteção me resguarda de tudo. Conto sempre com o reconhecimento da população, fruto da minha trajetória de mais de trinta anos na vida pública, marcada por atuação transparente, leal e honesta. A naturalidade sempre foi uma característica minha, pois nunca escondi minhas preferências ou alianças. Até porque não há qualquer impedimento legal para que parlamentares manifestem apoio político-partidário em seus perfis pessoais, desde que observados os limites previstos pela legislação eleitoral, como no caso em questão.

Vale registrar que práticas semelhantes têm sido adotadas por diversos atores políticos estaduais, em manifestações até mais ostensivas, como se pode verificar em iniciativas amplamente divulgadas na imprensa e nas próprias redes sociais, a exemplo do evento “Diálogos pelo Maranhão”, realizado em Viana, cuja cobertura está disponível publicamente:

https://www.instagram.com/stories/_leandrobello/3714343998673721350?utm_source=ig_story_item_share&igsh=cm5za3Z4cHpvazU1

https://felipecamarao.com.br/alegria-e-participacao-popular-marcam-a-2a-edicao-do-dialogos-pelo-maranhao-em-viana/

Assim, o simples gesto de republicação, como repostar stories de publicações em que sou marcada, muitas vezes até feito pela minha assessoria, representa apenas empatia e gentileza. É um gesto absolutamente normal na vida democrática e não configura qualquer irregularidade.

Tem sido cada vez mais comum falarem mal do Maranhão e da classe política fora do Estado, sem que sequer tenhamos o direito de apresentar o contraponto. Por isso, agradeço muito a atenção e, sobretudo, o cuidado de ouvir meu lado. Essa prática, infelizmente, tem se tornado rara. Parabéns por manter vivo o espírito de um jornalismo que escuta, questiona e não teme o contraponto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo