
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, realizou nesta sexta-feira (29), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a entrega da primeira edição do Selo de Equidade de Gênero e Inclusão 2025/2026. A iniciativa reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem projetos voltados para a igualdade de gênero e inclusão social.
A certificação é concedida nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Além disso, 24 empresas que ampliaram a licença-maternidade receberam o Selo Especial Premium, e 43 municípios que cumpriram metas do programa Ceará Por Elas receberam Menção Honrosa.
O governador Elmano de Freitas destacou que as mulheres são protagonistas dessa conquista e defendeu a ampliação de políticas inclusivas. Entre os premiados, o Instituto Maria da Hora recebeu a categoria Ouro/Premium, enquanto a ArcelorMittal Pecém conquistou o Selo Prata com ações de diversidade, como mentoria feminina e vagas afirmativas para engenheiras.
A vice-governadora Jade Romero ressaltou o papel das empresas na responsabilidade social, e a secretária das Mulheres, Lia Gomes, anunciou que em 2025 o Ceará Credi vai investir R$ 62 milhões em pequenos negócios liderados por mulheres.
Durante o evento, também foram entregues 155 certificados do projeto Empodera, além de cheques do Capital Semente, no valor de R$ 2 mil, para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em Quixadá, 20 empreendedoras já receberam o benefício, entre elas Cleene Vieira da Silva, que destacou o impacto positivo na autoestima e confiança.
As próximas beneficiadas serão de Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu, fortalecendo ainda mais o empreendedorismo feminino e a autonomia das cearenses.
Portal de Notícias CE – Compromisso com a notícia. Respeito com você!
Veja mais em Portal de Notícias CE