
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), avaliou o cenário político para as eleições de 2026 e declarou expectativa de que o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente Lula (PT) sejam reeleitos no primeiro turno. Em encontro com a imprensa nesta quinta, dia 18, o parlamentar afirmou que a oposição está “completamente esfacelada” e disse considerar que o tema eleitoral dominará o debate político no próximo ano.
Segundo Aldigueri, “o governador tem dois grandes eleitores no Ceará: Lula e Camilo”, mencionando ainda a atuação do ministro Camilo Santana no Governo Federal. O parlamentar afirmou acreditar que Elmano e Lula possam ser reeleitos no primeiro turno, citando divergências internas da direita. Ele também comparou o que chamou de “projeto vitorioso” da atual gestão com a “colcha de retalhos” da oposição.
Durante a conversa, Aldigueri também criticou a atuação da oposição em gestões anteriores e mencionou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, citando temas como pandemia, articulação federativa e índices de mortalidade no período. O deputado ainda declarou que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026, enquanto sua esposa, Tainah Aldigueri, deve se lançar como pré-candidata à Assembleia Legislativa.
O parlamentar afirmou que Tainah, atualmente filiada ao PT, recebeu convite para se filiar ao PSB. Ele destacou que a decisão final dependerá das lideranças partidárias. As declarações ocorreram durante almoço com a imprensa em Fortaleza.
Veja mais em Portal Ceará



