


No dia 13 de dezembro de 2025, a Paróquia de Cristo Rei, na Aldeota, em Fortaleza, sediou o 1º Encontro Arquidiocesano com coordenadores e lideranças do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) da Arquidiocese de Fortaleza. Com o tema central “Pedagogia MEJ e a Metodologia Experimental”, o evento reuniu jovens, coordenadores e assessores adultos de diversas regiões da Arquidiocese, promovendo momentos de espiritualidade, formação e partilha, além de reafirmar a identidade MEJ entre os participantes.
Cerca de 64 jovens participaram do encontro, vindos de Cascavel, Maranguape, Aquiraz, Chorozinho, Eusébio, Itaitinga e Fortaleza. No total, estiveram presentes 10 grupos MEJ oficializados e 2 em processo de implantação, representando diversas paróquias da Arquidiocese. A presença das coordenações dos diferentes grupos fortaleceu o espírito de comunhão, missão e identidade do MEJ.
O encontro teve como sede a Paróquia de Cristo Rei e contou com uma programação diversificada, incluindo momentos de oração, fraternidade, formação, partilha, apresentação das lideranças e divulgação do calendário do MEJ da Arquidiocese para 2026, tudo vivido em clima de alegria, fraternidade e espiritualidade juvenil.
O evento contou ainda com a participação do diretor Arquidiocesano do MEJ, Pe. Expedito Miguel do Nascimento Filho, SJ, vigário paroquial do Cristo Rei, e do Pe. Kleber Barberino Chevi, SJ, pároco da paróquia anfitriã. A mediação e organização ficaram a cargo da coordenação do MEJ da Arquidiocese de Fortaleza.
Um dos momentos mais significativos do encontro foi a apresentação e partilha entre os diferentes coordenadores, mostrando as diversas realidades paroquiais. Houve também reafirmação do carisma e da identidade MEJ, reiterando o espírito de unidade dos grupos com o MEJ da Arquidiocese, e, consequentemente, com o MEJ Ceará e o MEJ Brasil.
O 1º Encontro Arquidiocesano com coordenadores e lideranças foi um verdadeiro sopro de renovação e fortalecimento do MEJ na Arquidiocese, encorajando e animando as lideranças no cuidado e na condução de seus respectivos grupos e jovens mejistas.
Crédito: Jônathas Eugênio Silva (Arquidiocese de Fortaleza)
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
