
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta, dia 12, o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra três pessoas acusadas de planejar um ataque ao Aeroporto de Brasília. O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar e se manifestou pelo recebimento da acusação, o que pode tornar os investigados réus.
Entre os denunciados está o cearense Wellington Macedo de Souza, além de Alan Diego dos Santos Rodrigues e George Washington de Oliveira Sousa. De acordo com as investigações, os três trocaram mensagens, elaboraram o plano e integraram o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército no fim de 2022.
Segundo a PGR, o objetivo do grupo era provocar terror social com a explosão de uma bomba na entrada do aeroporto, em uma tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A tentativa de atentado ocorreu na noite de 24 de dezembro de 2022, quando um artefato explosivo foi instalado em um caminhão-tanque que seguia para o local.
Ainda conforme a denúncia, George Washington teria fabricado a bomba, enquanto Alan Rodrigues e Wellington Macedo participaram da instalação do artefato. Nesta etapa, os ministros avaliam apenas se há indícios suficientes para o prosseguimento da ação penal, sem análise do mérito.
Além de Alexandre de Moraes, ainda votarão os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Os três acusados estão presos preventivamente por decisão do STF.
Veja mais em Portal Ceará


