Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Aos 73 anos, brasileira realiza sonho e vira mecânica de aeronaves

Aos 73 anos, a paulista Maria Alice Santos mostra que nunca é tarde para realizar um sonho de infância. Hoje ela trabalha na manutenção de aeronaves na Grande São Paulo, profissão que abraçou aos 69 anos, depois de uma vida inteira nutrindo paixão pela aviação.

Maria Alice tinha apenas nove anos quando viu um avião cruzar o céu de sua cidade pela primeira vez. O susto inicial logo se transformou em encantamento.
“Era algo totalmente novo. Ao mesmo tempo em que fiquei assustada, me apaixonei à primeira vista”, contou ao g1.

Na adolescência, quando as opções profissionais para mulheres eram extremamente restritas e muitas eram incentivadas a seguir carreiras como magistério, ela descobriu que existiam mulheres trabalhando na aviação como comissárias de bordo. Essa informação reacendeu ainda mais o desejo de um dia entrar em um avião.

“Nunca perdi a esperança. Sempre que via um avião passando, me imaginava lá dentro. Tinha quase certeza de que um dia aconteceria”, lembrou.

O momento finalmente chegou em 15 de março de 1973, quando ela embarcou pela primeira vez. Subir a escada da aeronave, ver as fileiras de assentos e conhecer as comissárias foi uma experiência marcante. Mas sua relação com a aviação ainda não seria exatamente como sonhava.

Tudo mudou em 2019, quando Maria Alice descobriu um curso de mecânica aeronáutica e percebeu que poderia viver a aviação de uma forma que nunca imaginou. Foi aí que entendeu que podia “voar” mesmo com os pés no chão.

“Descobri habilidades que me colocam dentro da aviação de forma natural. É como se eu finalmente tivesse me encontrado. Minha paixão é tão grande que a idade virou só um número”, afirmou.

Hoje, realizada e ativa no setor aos 73 anos, Maria Alice guarda uma mensagem para a menina que um dia sonhou olhando para o céu:

“Você não desistiu. Mesmo diante das dificuldades e das limitações que tentaram impor, mesmo quando disseram que seu sonho era impossível. Você acreditou e venceu. Você é fantástica.”

Maduro canta “Don’t Worry, Be Happy” em meio a tensão com os EUA

Presidente da Venezuela pediu calma à população e ironizou ameaças de Trump com trecho da música. Episódio ocorreu no mesmo dia em que os EUA apreenderam um petroleiro próximo à costa venezuelana.

Notícias ao Minuto | 05:30 – 11/12/2025


Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo