Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

MICBR+Ibero-América registra recorde de 3.700 reuniões de negócios na edição 2025 | ASN Ceará – Agência Sebrae de Notícias

Foto: Victor Vec/ MinC

O quarto dia do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil+ Ibero-América foi, também, o último dedicado às rodadas de negócios e ações formativas, como painéis, oficinas, conversas com players e mentorias. Desde a quinta-feira (4), 3.700 rodadas de negócios foram agendadas no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), movimentando 430 vendedores e 185 compradores no espaço de negociação. Ao todo, 615 empreendedores sendo 430 vendedores e 185 compradores de todas regiões do Brasil e de 29 outros países participaram desse que é o coração do Mercado.

“O MICBR+Ibero-América se consolida como uma grande plataforma de conexões estratégicas para a economia criativa. Mais do que números, essas mais de três mil reuniões representam oportunidades reais de geração de renda, internacionalização de empreendimentos e fortalecimento de uma rede baseada na diversidade cultural. Estamos falando de um ecossistema que transforma a criatividade em trabalho, em circulação de riqueza e em desenvolvimento para os territórios”, avalia a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.

Além disso, 188 atividades formativas foram realizadas entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Centro Dragão do Mar, Porto Iracema, Hub Porto Dragão, Teatro São José, Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Expositores

O evento contou ainda com a presença de mais de 100 expositores ocuparam a feira do MICBR+Ibero-América 2025 com aquilo que têm de mais precioso: sua arte e suas histórias. Cada banca representava um país, um território, um tempo e, sobretudo, uma vida inteira dedicada à criação. Logo na entrada, os visitantes eram recebidos por um corredor vibrante, marcado pela diversidade das técnicas que atravessam o continente.

Rendas tradicionais como o bilro e o filé, bordados em labirinto, trançados de palha transformados em chapéus e bolsas, peças de cerâmica moldadas em figuras humanas e utilidades domésticas, artigos em couro, esculturas em madeira, xilogravuras, copos com areia colorida e uma infinidade de expressões que dialogavam entre o ancestral e o contemporâneo. Entre elas, também se destacavam roupas africanas, peças chilenas e objetos que revelavam o caminho do artesanato latino rumo ao futuro.

No centro da feira, as joias de pedra criadas pelo designer e produtor Antônio Rabelo pareciam carregar a força do sertão. Ele conta que tudo nasce dentro da sua oficina, em Quixeramobim, da lapidação das rochas à concepção das coleções. “É uma grande oportunidade de negócio e de encontro. Aqui surgem conversas que podem levar nossas peças para outros lugares do mundo”, diz. Participando pela primeira vez do MICBR, Antônio celebra as vendas, as conexões e a energia do evento.

Sua trajetória é longa, começou com pintura, escultura e desenho, até encontrar na joalheria o caminho principal. Hoje, seu ateliê transformado em museu, o Museu Orgânico Antônio Rabelo, recebe pessoas interessadas na produção artesanal e na mística das pedras. Ele trabalha com prata, couro, palha, espinho de mandacaru e minerais do sertão, mas afirma que, mais do que materiais, suas peças carregam poesia. “São joias que falam de uma cultura, de um povo. Eu vejo o desenho como algo atemporal”.

O mestre Rabelo costuma dizer que aprendeu o que é economia criativa vendendo sanduíche na rua, quando percebeu que criatividade e autonomia andam juntas. “Economia criativa é liberdade e possibilidade. É agregar valor ao que está ao nosso redor”.

MICBR+Ibero-América

A edição 2025 foi uma realização do Ministério da Cultura, com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com o apoio do Sebrae.


Fonte: SEBRAE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo