Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Secretaria de Estado: Papa nomeia monsenhor Ekpo novo assessor – Vatican News


Leão XIV escolheu o teólogo e canonista nigeriano de 44 anos, até agora subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Ele tinha trabalhado na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Foi nomeado também o novo subsecretário da Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.

Salvatore Cernuzio – Vatican News

Jovem e de origem nigeriana. Após a recente nomeação do padre agostiniano Edward Daniang Daleng, O.S.A., como novo vice-regente da Prefeitura da Casa Pontifícia, o Papa Leão XIV escolheu outro sacerdote proveniente desse país africano para um cargo importante na Cúria Romana. Trata-se do monsenhor Anthony Onyemuche Ekpo, nomeado nesta quarta-feira, 19 de novembro, novo Assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, seção da qual foi oficial por quase seis anos antes de o Papa Francisco o escolher como subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Até agora subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

Nascido em Umudike, Nigéria, em 1981, o sacerdote, ordenado em 2011 e nomeado capelão de Sua Santidade em março de 2023, obteve um doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Católica Australiana em 2013 e um doutorado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana em 2021. Ingressou no serviço da Santa Sé como oficial da Seção de Assuntos Gerais em 5 de setembro de 2016. Em abril de 2023, foi nomeado subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, auxiliando o trabalho do prefeito, cardeal Michael Czerny, da secretária, irmã Alessandra Smerilli, e do outro subsecretário, cardeal Fabio Baggio.

“Meu desejo é poder colaborar com os superiores e funcionários do Dicastério para promover a visão do Dicastério e a missão da Igreja”, disse monsenhor Ekpo no dia de sua nomeação, despedindo-se de seus responsáveis e colegas, a quem agradeceu “pela amizade e pelo trabalho compartilhado ao longo destes anos” e rezando para que Deus sempre lhe conceda “a graça de desempenhar, com alegria, paixão e dedicação”, seu serviço à Igreja.

Monsenhor Ekpo sucede a monsenhor Roberto Campisi, nomeado em 27 de setembro passado observador permanente da Santa Sé junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), também responsável por supervisionar as atividades das organizações católicas internacionais. O novo assessor fala quatro idiomas: além de inglês, italiano e francês, ele também fala igbo, idioma originário de sua terra natal.

O novo subsecretário da Seção para as Relações com os Estados

Ao mesmo tempo, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou outra nomeação na Secretaria de Estado, a de monsenhor Mihăiţă Blaj como novo subsecretário da Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais. Romeno, nascido em Gherăeşti em 1978, Blaj era até agora conselheiro da Nunciatura em serviço na mesma Seção. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 2004; incardinado em Iaşi (Romênia); formado em Teologia. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2012, e foi designado para a Nunciatura Apostólica no Equador, na qualidade de encarregado. Foi transferido para a Nunciatura Apostólica na Geórgia, em 1º de julho de 2015. Depois, foi transferido para a Nunciatura Apostólica no Chade, em 5 de janeiro de 2019. Em 4 de janeiro de 2022, foi transferido para a Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado. Fala italiano, francês, inglês, espanhol e alemão.

A comunicação na Secretaria de Estado

As nomeações de ambos foram comunicadas esta manhã na Biblioteca da Secretaria de Estado pelo cardeal Pietro Parolin às 12h, logo após a oração do Angelus rezado todos dias nas repartições vaticanas. O anúncio contou também com a presença de seu substituto, o arcebispo dom Edgar Peña Parra; do arcebispo dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais; do arcebispo dom Luciano Russo, secretário da Seção de Pessoal de Função Diplomática; e dos funcionários e servidores da Secretaria de Estado.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo