Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Aqui nunca me senti estrangeiro, e carinho dá sensação de estar entre amigos, diz Andrea Bocelli sobre Brasil

(FOLHAPRESS) – Andrea Bocelli, tenor italiano que aos 67 anos completa três décadas de uma carreira marcada por apresentações para papas e presidentes, faz dois shows na Mercado Livre Arena Pacaembu na sexta-feira (21) e no sábado (22).

“O Brasil é um país distante da Itália apenas no mapa. Aqui nunca me senti estrangeiro e isso acontece há uns quinze anos. Sempre que volto, o carinho que percebo me dá a sensação inestimável de estar entre amigos”, disse em entrevista por email.

O artista tem boas memórias das suas seis turnês anteriores no país e diz sentir gratidão por seus fãs brasileiros. “Lembro de um concerto em Belo Horizonte em 2011, quando milhares de pessoas acamparam com barracas aguardando a abertura dos portões. Minha esposa e eu passamos por elas para cumprimentá-las e agradecê-las”, conta.

Sua última passagem por aqui foi em 2024 com concertos em São Paulo, no Allianz Parque, em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha, e em Belo Horizonte, no estádio Mineirão.

Para o italiano, quanto mais o tempo passa, maior é a expectativa do público -e a responsabilidade de não o decepciona. “Mesmo após trinta anos de carreira, os primeiros instantes no palco não são fáceis, porque vêm acompanhados de certa ansiedade pelo desejo de estar à altura da confiança de quem dedica tempo e dinheiro para me ouvir”, diz o tenor.

Ao longo da trajetória, ele já se apresentou para os papas João Paulo 2º, Francisco e Leão 14. Entre presidentes foram ouvintes os americanos Bill Clinton (1993-2001), George W. Bush (2001-2009), Barack Obama (2009-2017) e Donald Trump, atual líder dos EUA. Participou, além disso, da coroação do rei Charles 3º.Bocelli também cantou no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a 180 km da capital paulista, no espetáculo Primavera Musical no Vale, em 2016, como parte de celebrações relacionadas à padroeira.

Neste ano, em setembro, dirigiu e participou do concerto “Grace for the World” na praça São Pedro, no Vaticano, ao lado do americano Pharrell Willians.

Bocelli, que é cristão, diz que música é uma forma de oração. “Ela eleva o espírito e, quando o espírito se eleva, ajuda a entrar em uma dimensão mais profunda. E, se a pessoa desejar, também religiosa. Santo Agostinho escreveu que quem canta, reza duas vezes. Estou certo de que a fé é o dom mais precioso. Um dom que sinto o dever de guardar e enriquecer, dia após dia”, conta.

Para as apresentações na Mercado Livre Arena Pacaembu, Bocelli se prepara para subir ao palco acompanhado por orquestra, coral e artistas convidados. O artista volta a se apresentar ao lado do maestro Carlo Bernini, que foi seu professor de piano na juventude.

“A estrutura do concerto, em linhas gerais, é aquela já consolidada que prefiro. Uma primeira parte dedicada às árias líricas mais conhecidas de todos os tempos. Por exemplo, de Verdi e Puccini, e uma segunda parte voltada às canções populares e românticas”, afirma.

Também participam do espetáculo a violinista romena Rusanda Panfili, a soprano italiana Mariam Battistelli e cantora americana Pia Toscano, que estreiam em terras brasileiras. “Quando um dueto funciona seja com outras vozes ou com instrumentos musicais, ele é capaz de realçar e potencializar qualidades. Misturar vozes continua sendo, para mim, uma experiência intensa”, explica.

Depois de passar por São Paulo, o tenor segue para os Estados Unidos com apresentações em cidades como Dallas, Detroit, Boston, Washington, Nova York e Miami em dezembro. Já em janeiro de 2026 desembarca em Praga, na República Tcheca, para dois concertos.

Os compromissos agendados para o ano que vem estão confirmados até abril. “Espero continuar, enquanto Deus me conceder essa possibilidade, cantando nos teatros e em estúdios de gravação. Acredito e espero colaborar com muitos colegas, inclusive brasileiros, e retornar o quanto antes à América Latina”, diz Bocelli.

Nesta quinta (20), o artista canta em um espetáculo natalino gratuito na praça Charles Miller, no Pacaembu, com ingressos já esgotados. Faixas como “Amazing Grace”, “Adeste Fidelis”, “Santa Claus is Coming To Town”, “White Christmas” e “Cantique du Noel” aparecem no repertório.

Ivan Lins, Paula Lima, Simone, Tony Gordon e Valentina Lassi também participam, além da Orquestra do Theatro São Pedro, da Orquestra e Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim – EMESP, do Coral Infantil do Guri e do Coro Canto Livre Davide Carbone, de Fortaleza.

Andrea Bocelli
Mercado Livre Arena Pacaembu – pça. Charles Miller, s/nº, Pacaembu, região oeste.
Sex. (21) e sáb. (22), às 20h30.
Ingr.: a partir de R$ 1.580 (arquibancada prata, inteira) em Eventim

Rainha Camilla causa constrangimento ao comentar peso de atriz; entenda

Durante uma visita ao País de Gales, Camilla perguntou à atriz Ruth Jones se ela havia emagrecido “demais”, gerando desconforto. A artista, conhecida por Gavin & Stacey, respondeu com naturalidade. O episódio ocorre em meio a um momento sensível para a família real britânica.

Notícias ao Minuto | 07:15 – 19/11/2025


Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo