Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Ipsos/Ipec: 69% dos brasileiros aprovam megaoperação policial no RJ

A Ipsos-Ipec divulgou nesta sexta-feira, 14, pesquisa nacional para avaliar a percepção dos brasileiros sobre a megaoperação policial de 28 de outubro, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, com saldo de 121 mortos, dentre eles quatro policiais. Na mostra, 69% disseram aprovar a megaoperação, 22% desaprovam, 4% nem aprovam, nem desaprovam e 5% não respondem ao questionamento.

A aprovação da ação é mais expressiva entre os moradores da região Norte/Centro-Oeste, com 77%. Além disso, entre os brasileiros que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022, a aprovação salta para 83%, enquanto entre os eleitores de Lula o índice é de 61%.

A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de entrevistas presenciais entre os dias 6 e 10 de novembro, com 2.000 pessoas em 131 municípios. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Questionados sobre a letalidade deste tipo de operação, 40% consideram o alto número de mortes totalmente justificável, pois demonstra uma ação forte do Estado; 25% acham que é parcialmente justificável, visto que, apesar da boa intenção, o número de mortes é assustador e 28% classificam como injustificável, por representar um fracasso da política de segurança e uma violação dos direitos humanos, e 7% não responderam. No total, 65% classificam a elevada letalidade como total ou parcialmente justificável, opinião mais significativa entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, com 80%.

O levantamento indica também concordância com a decisão do governo do Rio de Janeiro em autorizar a operação. Pela mostra, 67% consideram que o governo acertou, enquanto 24% avaliam que errou. Para 3%, a decisão não foi nem certa nem errada, e 7% não opinaram.

Em relação às expectativas sobre os resultados da ação, a maioria dos entrevistados, 58%, avaliam que a operação deve contribuir para a redução da criminalidade no Estado, enquanto 37% acreditam que não haverá impacto, e 5% não souberam responder. A mostra revela ainda que 61% dos brasileiros consideram o saldo da operação muito positivo ou mais positivo do que negativo, 34% como muito negativo ou mais negativo do que positivo e 6% não responderam.

Menos da metade do grupo de elite da polícia do RJ usou câmeras em operação, diz delegado

Dos 128 agentes da Core que atuaram na megaoperação Contenção no Rio, apenas 57 usavam câmeras corporais, segundo depoimento do delegado Fabrício de Oliveira ao Ministério Público. A operação, que envolveu mais de 2.500 agentes, resultou em 121 mortos e está sob investigação do STF

Folhapress | 05:15 – 13/11/2025


Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo