
![]()
Frei José Pires e Fátima Almeida foram os representantes da Diocese de Mindelo naquele que foi o evento mais aguardado dos últimos tempos, na Igreja. Trata-se do Jubileu das Equipas Sinodais que decorreu em Roma, de 24 a 26 de outubro.
Nita Santos – Cabo Verde
O evento tinha como objectivo dar reconhecimento ao precioso serviço desenvolvido por esses organismos a nível mundial e pelas pessoas que neles trabalham, colocando a construção de uma Igreja cada vez mais sinodal no horizonte da esperança jubilar, reza um comunicado emanado pela Santa Sé.
O encontro marcou um momento significativo da fase de implementação das diretrizes emanadas do Documento Final da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. De regresso a Cabo Verde, Frei José Pires falou da 1ª fase diocesana e fez o eco desse encontro internacional.
Em Roma, uma agenda rica: passagem pela Porta Santa, partilha de experiências em mais de 100 pequenos grupos linguísticos, workshops e seminários aprofundados em 25 seminários linguísticos e 6 temáticos sobre a conversão missionária e sinodal da Igreja seguida de vigília noturna de Oração Mariana na Praça de São Pedro. Em Roma também foi apresentado ao Papa Leão XIV o ponto da situação do Sínodo, refere o prebítero.
Palavras de agradecimento por esta oportunidade e pela experiência única vivida alí no centro da catolicidade. Frei José Pires deixa agradecimentos pela experiência única, vivida alí no centro da catolicidade.
Os delegados da Diocese de Mindelo participaram ainda numa celebração Eucarística na comunidade Tra-Noi com a diáspora caboverdiana, em Roma.
Um trabalho com coordenadores paroquiais será feito em todas as 17 paróquias da Diocese de Mindelo de forma a implementar as directerizes sinodais, garante o responsável.
Fonte: Vatican News