
![]()
Numa mensagem de vídeo dirigida aos jovens reunidos em frente à Catedral de Košice, na Eslováquia, onde se celebra o Jubileu dedicado a eles, o Papa convida-os a não terem medo de testemunhar sua fé cristã. Da certeza do encorajamento de Deus, afirma, brota uma liberdade que os eleva da indiferença.
Edoardo Giribaldi – Vatican News
A coragem que nasce de Deus liberta e gera ação: a semeadura da confiança, a construção de pontes, o compromisso de se elevar juntos acima da indiferença, da divisão e da suspeita.
É o que o Papa Leão XIV pede aos jovens reunidos em Košice, na Eslováquia, onde se celebra, neste sábado, 8 de novembro, o Jubileu dos Jovens. O Pontífice dirigiu-se a eles por meio de uma mensagem de vídeo em inglês, projetada no palco montado em frente à Catedral de Santa Isabel, após a missa concelebrada pelo arcebispo metropolitano de Košice e presidente da Conferência Episcopal Eslovaca, dom Bernard Bober, e pelo núncio apostólico na Eslováquia, Nicola Girasoli.
Uma fé, muitas proveniências
Um cenário “esplêndido”. Assim, o Papa descreve a catedral gótica mais oriental da Europa, que também representa um “coração pulsante de fé e esperança”. A parte multiétnica dos participantes encontra seu denominador comum na fé compartilhada, tornando-os “sinais tangíveis” da fraternidade e da paz que Cristo infunde nos corações.
Testemunhar com coragem
E é o próprio Jesus, explica o Pontífice, quem nos chama a testemunhar a comunhão, a nos tornarmos “construtores de pontes e semeadores de confiança” num mundo marcado pela suspeita e pela divisão.
Não tenham medo de testemunhar que são cristãos, de viver o Evangelho com entusiasmo e de compartilhar a alegria que vem do encontro com o Senhor.
“Sempre amados, perdoados e encorajados”
Leão XIV também convida os jovens a fazerem suas as palavras de sua mensagem para a 40ª Jornada Mundial da Juventude que será celebrada nas dioceses na Solenidade de Cristo Rei, em 23 de novembro:
Em todas as situações de nossas vidas, experimentaremos que nunca estamos sozinhos, porque, como filhos, somos sempre amados, perdoados e encorajados por Deus.
Uma certeza que liberta, eleva acima da indiferença e inspira a amar “com um coração aberto e generoso”.
O rosto jovem da Igreja
O Papa exorta a ser testemunhas desta alegria, levando a luz de Cristo na vida cotidiana: famílias, escolas, universidades, locais de trabalho e comunidades.
Desta forma, o rosto jovem da Igreja continuará brilhando no coração da Europa Central, onde a fé de seus pais permanece ainda hoje, uma fonte de vida nova.
Música, teatro e dança
Após a missa, o grupo musical eslovaco Godzone apresentou-se em frente à catedral, no âmbito de um projeto de evangelização promovido pela Igreja local através da música, do teatro e da dança. Seguiu-se uma exibição do padre e DJ português Guilherme Peixoto.
Fonte: Vatican News
