Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Governadores de direita pedem reunião com Motta por projeto que equipara facção a grupo terrorista

Governadores de direita enviaram ofícios para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pedindo uma audiência na quarta-feira (12) para pressionar pela votação do projeto que equipara as facções criminosas a grupos terroristas.

Até o momento, os governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Jorginho Mello (SC) formalizaram a solicitação, além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

A intenção é pressionar pela votação do projeto, de autoria do deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), que equipara facções criminosas brasileiras a organizações terroristas. O texto enfrenta resistência do governo.

A proposta seria votada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara na última terça-feira (4), mas houve adiamento após pressão de integrantes do governo Lula e parlamentares governistas.

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) afirmou que o governo era terminantemente contra a proposta de Forte. O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, também tem a avaliação de que as facções não podem ser comparadas a grupos terroristas por não terem viés político, religioso, de etnia, critérios usados para enquadrar grupos ao conceito de terrorismo.

O projeto de Forte inclui na Lei Antiterrorismo organizações criminosas e milícias privadas. As discussões sobre projetos que tratam do combate a facções criminosas ganharam novo impulso no Legislativo após operação policial que deixou 121 mortos no Rio, a mais letal na história do país.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo