Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Santa Sé: proteger e cuidar da criação é responsabilidade de todos – Vatican News


Apelo do representante do Vaticano na OEA, monsenhor Juan Antonio Cruz Serrano, pelos países das Américas atingidos pelo furacão Melissa. Reafirmada também a “proximidade com o povo haitiano” e o “apoio constante aos esforços voltados para promover a paz e a estabilidade”.

Vatican News

Na sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), reunida em Washington nesta quarta-feira (05/11), a Santa Sé chamou fortemente a atenção para a crise que atravessa o Haiti e para a devastação causada pelo furacão Melissa na região do Caribe. Monsenhor Juan Antonio Cruz Serrano, observador permanente da Santa Sé junto à OEA, interveio em dois momentos distintos da sessão, dedicados, respectivamente, à atualização do roteiro para o retorno à estabilidade no Haiti e à adoção da declaração de solidariedade com os países atingidos pelo furacão.

A proximidade com o povo haitiano

Na primeira intervenção, referindo-se à situação haitiana, o representante do Vaticano afirmou que a atualização do roteiro é “um instrumento para colocar no centro das discussões a realidade urgente e dramática que vive o Haiti, com suas dimensões sociopolíticas e humanitárias, causadas pela insegurança persistente, pela pobreza endêmica e pela violência dos grupos armados, sem esquecer os efeitos das mudanças climáticas”. Monsenhor Cruz Serrano recordou então as palavras do Papa Leão XIV pronunciadas no dia 16 de outubro na FAO, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, quando o Pontífice se referiu aos «rostos famintos de tantos que ainda sofrem, que nos interpelam e nos convidam a reexaminar os nossos estilos de vida, as nossas prioridades e a nossa maneira de habitar o mundo». Por isso, acrescentou Monsenhor Serrano, diante da crise multidimensional que assola o Haiti, a Santa Sé “aprecia os esforços realizados pela Secretaria-Geral da OEA”, em cumprimento ao mandato conferido pela 55ª Assembleia Geral. A Santa Sé “reitera sua proximidade com o povo haitiano e confirma seu apoio constante aos esforços destinados a promover a paz e a estabilidade”, concluiu o observador.

Diante da ameaça do furacão Melissa

Uma missão ainda mais necessária agora, quando toda a região do Caribe está enfrentando o furacão Melissa, ao qual Monsenhor Cruz Serrano dedicou sua segunda intervenção, expressando “as condolências, as orações e a proximidade espiritual do Papa Leão XIV” aos governos e povos da Jamaica, Haiti, República Dominicana, Cuba e Bahamas, atingidos por violentas inundações que causaram vítimas, desabrigados e graves danos a casas, infraestruturas, escolas e hospitais. O representante da Santa Sé assegurou que a Igreja está presente nos territórios atingidos através das suas comunidades e organizações caritativas, “como a Caritas nacional e a Catholic Relief Services”, empenhadas em levar ajuda àqueles que perderam tudo e em “ir ao encontro das pessoas atingidas nestes momentos difíceis e incertos”. A Santa Sé, lembrou Serrano, reitera “o imperativo de cuidar da natureza por meio de ações concretas e, acima de tudo, de decisões políticas nacionais e internacionais importantes”, definindo como “meritório” o trabalho de organismos internacionais e regionais, como a OSA, em sensibilizar governos e a sociedade civil sobre o tema. “Cuidar e proteger a criação é responsabilidade de todos”, concluiu.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo