
Uma das principais bandeiras políticas do governador do Paraná e presidenciável, Ratinho Jr. (PSD), os colégios cívico-militares têm forte aprovação entre pais de estudantes destas unidades de ensino, segundo pesquisa encomendada pela gestão estadual.
O levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostrou que 89,3% dos pais estão satisfeitos com os colégios e 79,2% recomendariam o modelo. A satisfação é a mesma entre professores e pedagogos, atingindo 90,3% dos entrevistados.
A pesquisa foi feita entre 6 e 22 de outubro com 1.510 pais ou responsáveis e 1.212 professores ou pedagogos.
Segundo esse modelo, a parte disciplinar passa a ser de responsabilidade de policiais aposentados, enquanto o conteúdo acadêmico segue a cargo de professores.
Os colégios cívico-militares são uma bandeira associada à direita, que começou a ser implementada pelo governo Jair Bolsonaro (PL), mas foi suspensa na gestão Lula.
Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também pretende aderir ao modelo, mas sua efetivação sofreu atrasos.
Ainda segundo a pesquisa, 9 em cada 10 pais dizem que a disciplina dos filhos melhorou, e 81,1% afirmam que os estudantes estão mais responsáveis. Atualmente, são 312 escolas do tipo em funcionamento do Paraná, com 190 mil alunos. Mais 10 mil estão na fila de espera por uma vaga.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo



