

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, um bom planejamento pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa. Mesmo empresas já consolidadas têm necessidades constantes de aprimoramentos para se manterem competitivas. Cientes desta necessidade é que 24 proprietários e gestores de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do estado participaram da edição 2025 do Programa de Gestão Avançada do Sebrae (PGA).
O programa, voltado para empresas de pequeno porte em fase de consolidação ou desenvolvimento, contribui para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, por meio da adoção de um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas. Todo o processo, com duração de doze meses, busca desenvolver o pensamento estratégico de empresários e gestores com maior participação dos times e setores na definição das estratégias de curto, médio e longo prazo.
O encerramento do ciclo de capacitação da turma de 2025 foi realizado na última terça-feira (4), em evento no restaurante Balcone, em Fortaleza. Mais do que um momento de celebração, foi uma oportunidade para os participantes deste ciclo compartilharem suas percepções, desafios e avanços conquistados ao longo de um ano de capacitação e consultorias. “Estes gestores passaram um ano trabalhando no desenvolvimento da gestão estratégica, planejamento, finanças, comercial, marketing, operações, processos, RH, entre outras áreas”, destacou a articuladora da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae/CE, Mônica Arruda.
Segundo ela, após este processo, o grande resultado do PGA é a mudança da visão empresarial dos gestores e empresários para uma gestão com foco em resultados e monitoramento da execução da estratégia. Para o consultor do PGA, Lauro Chaves, essa mudança na cultura empresarial, faz com que a empresa evolua na gestão por indicadores e dê início a um ciclo de crescimento após o encerramento do programa.
De acordo com o consultor, outro diferencial do PGA é que o programa está sempre se aperfeiçoando, o que faz com que os empreendedores participem das capacitações mais de uma vez. “O Sebrae está sempre se renovando, buscando estar à frente das tendências para trazer para as pequenas empresas brasileiras o que de melhor existe no mundo em estratégia e gestão”.
Melhoria nos resultados

Os bons resultados do PGA passam também pelo acompanhamento de consultores do Sebrae em todas as suas etapas, que vão avaliando o processo de evolução ou as necessidades de melhorias, ao longo do ano. Cada turma conta com um consultor (a) padrinho ou madrinha, especialista em estratégia, que faz este acompanhamento. A madrinha da turma de 2025, foi a consultora Danielle Brasil, que destacou como diferencial deste ciclo a proximidade com os empreendedores. “Esta turma nos possibilitou uma maior proximidade com as empresas, o que proporcionou uma aderência muito grande ao que foi trabalhado, permitindo que cheguemos ao fim deste ciclo com uma sensação forte de missão cumprida”.
Para a empreendedora Tati Queiroz, da Central Mídia Serviços, a empresa já está conseguindo colher os frutos da participação no programa do Sebrae. “Nós temos 25 anos no mercado, mas nunca tínhamos vivido uma gestão tão intensa e tão verdadeira. Os resultados foram além do esperado, pois já estamos equilibrando a parte financeira, o marketing e o RH estão funcionando”.
A sensação é a mesma de Michela Pinheiro, proprietária da Pinheiro Comercio de Perfumaria. “O PGA realmente faz diferença na vida do empresário. Ele é uma ferramenta de gestão avançada que traz muitas provocações, que trouxe mais velocidade para a nossa operação e o nosso time acaba respondendo de forma mais profissional. Os consultores são muito preparados e acessíveis e isso faz a diferença, pois as suas visitas são extremamente enriquecedoras. Estou muito satisfeita, meu time também aproveitou muito e só tenho a falar coisas boas”.

A Central Geradores é outra empresa cearense que já está colhendo os frutos da participação no ciclo 2025 do PGA. Segundo o seu representante, Gabriel Carneiro, ao longo do ano a empresa passou por um processo de mudanças na sua organização, possibilitando um crescimento no seu faturamento. “Entendemos durante o PGA que a conquista de certificações agregaria valor em nosso negócio e fomos buscar isso e conquistamos a ISSO 9001, também conseguimos desenvolver áreas como o marketing e a governança e a companhia teve excelentes resultados fruto do planejamento”.
–
Fonte: SEBRAE



