
O PT enviou uma notificação extrajudicial à plataforma X pela alta quantidade de posts publicados nos últimos dias associando o partido ao tráfico de drogas. O fato ocorreu no contexto da operação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos na semana passada.
Segundo a representação, assinada pelo presidente nacional da legenda, Edinho Silva, a expressão “PT – Partido de Traficantes” ficou entre os assuntos mais comentados da plataforma.
“Em análise de tais publicações, observou-se tratar de uma campanha coordenada de pessoas já identificados outrora por essa agremiação partidária como partícipes de um ‘ecossistema de desinformação’ que opera no Brasil e tem como objetivo desequilibrar a disputa política brasileira a partir da disseminação de discurso de ódio nas redes sociais”, diz a peça, que antecede uma possível ação judicial.
O PT também sofreu críticas em razão de uma declaração do presidente Lula em viagem à Ásia no mês passado, quando disse que traficantes eram vítimas dos usuários. Ele depois se retratou pela frase.
“O Partido dos Trabalhadores requer a essa plataforma a adoção das providências necessárias para impedir a perpetuação da orquestrada campanha difamatória em curso. A adoção dessa medida é indispensável para salvaguardar os direitos de personalidade desse partido, impedindo que a permanência do conteúdo nas redes sociais produza danos ainda mais gravosos”, afirma a notificação do partido.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo



