
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou neste domingo (26) que a conversa entre o presidente Lula e o americano Donald Trump mostra que o tarifaço não é culpa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e criticou a intenção do brasileiro de mediar o conflito entre EUA e Venezuela.
“Lula não tem como mediar nada”, afirma. “Ele precisa resolver a tarifa e cuidar do Brasil.”
O chanceler Mauro Vieira afirmou que, na conversa com Trump, o petista se colocou à disposição para mediar a crise militar entre Estados Unidos e Venezuela. Na sexta-feira (24), o Pentágono anunciou o envio ao Caribe do USS Gerald R. Ford, o maior e mais poderoso porta-aviões do mundo, e outras embarcações que o acompanham.
Sóstenes defendeu ser necessário aguardar o desenrolar da reunião deste domingo após a conversa reservada entre os presidentes. Mas disse que há meses o Brasil paga o preço “da falta de humildade” de Lula, que, afirma, “não quis negociar logo o tarifaço”. E que a conversa mostraria que a imposição de tarifas pelo americano sobre produtos brasileiros não foi culpa de Eduardo Bolsonaro.
O deputado federal está desde março nos Estados Unidos articulando sanções contra as autoridades brasileiras. As sanções comerciais foram um ponto de inflexão na atuação dos bolsonaristas neste ano e se tornaram a principal vulnerabilidade política do grupo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo



