Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Frente parlamentar que apoia empreendedorismo rompe acordo com instituto empresarial

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), formada por deputados e senadores que defendem pautas econômicas no Congresso, rompeu parceria que mantinha havia quatro anos com o Instituto Unidos Brasil (IUB), criado por empresários.

O motivo foi a decisão do IUB de apoiar a criação de um grupo parlamentar rival, batizado de Frente Parlamentar do Ambiente de Negócios. Um almoço de lançamento na última segunda-feira (20) reuniu empresários e parlamentares como o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur LIra (PP-AL).

No dia seguinte, o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da FPE, formalizou o rompimento em carta ao empresário Nabil Sahyoun, presidente do Instituto.

“Verificamos que há o interesse do Instituto em buscar novos caminhos, o que é legítimo, mas implica em um encerramento de ciclo com a FPE”, diz Passarinho. A frente tem formalmente cerca de 200 parlamentares, a maioria de partidos de direita e centro-direita, mas cerca de 30 são realmente atuantes.

Ao Painel, Passarinho diz que foi surpreendido com a iniciativa do instituto de criar a nova frente. “Foi uma bola nas costas. Percebi que não estão satisfeitos com nosso trabalho, então é melhor cada um seguir seu caminho, sem ressentimentos”, afirmou.

O Instituto cedia uma casa em Brasília para a frente promover encontros todas as terças-feiras, além de almoços e debates com ministros e outras autoridades. Também pagava uma secretária para a frente e emprestava sua assessoria técnica ao grupo.

A frente agora vai procurar outros parceiros. Reservadamente, uma pessoa ligada à FPE afirmou que causou desconforto o fato de o novo grupo que está sendo criado ter participação de empresários do ramo das bets.

A FPE, formada em 2021, lista entre suas conquistas a participação na elaboração da Lei de Liberdade Econômica, debates sobre a reforma tributária, a Lei do Ambiente de Negócios e a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos.

Procurados, o IUB e o empresário Nabil Sahyoun não responderam aos contatos do Painel.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo