Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Sebrae/CE e ArcelorMittal realizam Trilha de Inovação para os alunos dos IFCE Pecém, Paracuru e Caucaia | ASN Ceará – Agência Sebrae de Notícias

Com o apoio da AECIPP, o Sebrae/CE e ArcelorMittal realizaram Trilha da Inovação para os alunos dos IFCE Pecém, Paracuru  e Caucaia. O objetivo foi estimular a criatividade ao envolver acadêmicos e profissionais em um ambiente colaborativo e dinâmico, utilizando metodologias como design thinking, lean inception e agile para desenvolver soluções tecnológicas práticas e de impacto imediato. Isso, além de fortalecer habilidades técnicas e comportamentais dos participantes, promovendo o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado, como trabalho em equipe, pensamento estratégico, resolução de problemas e agilidade e, por fim, o outro foco foi fomentar a criação de conexões estratégicas e parcerias de valor, por meio da aproximação do Sebrae/CE e da ArcelorMittal aos elos do ecossistema local de inovação, como os IFCEs. Ao todo, foram inscritos 225 alunos.

A Trilha foi composta por 3 Ideathons, um por campus:

IFCE Pecém

IFCE Paracuru

e IFCE Caucaia. Assim divididos, os alunos foram estimulados a pensar em ideias inovadoras, tanto para solucionar desafios apresentados pela ArcelorMittal Pecém, quanto para desenvolver negócios de impacto socioambiental. Para tanto, foi realizada uma palestra da área da Inovação pela ArcelorMittal e uma outra palestra realizada pelo “Impact Hub”, sobre Negócios de Impacto.

A partir desse input de informações, os participantes foram convidados a se dividir em equipes e receberam mentorias para a criação de suas ideais. Os Ideathons foram selecionadas e divididas em 18 equipes para a participação na segunda etapa da Trilha da Inovação: o Hackathon, onde os participantes de várias oficinas se apresentaram com o objetivo de qualificar as ideais e verificar: a clareza e relevância da problemática, proposta de valor e solução apresentada, definição e potencial do segmento de clientes, estratégia de monetização e sustentabilidade financeira e viabilidade técnica e operacional da ideia.

Do Hackathon, participaram 60 alunos inscritos e foram selecionadas as 3 melhores ideias e cada equipe foi premiada com 5 mil (1º lugar), 4 mil (2º lugar) e 3 mil (3º lugar).

Claúdia Jane, idealizadora do evento-Escritório Metropolitano do Sebrae/CE

Para Cláudia Jane, idealizadora da iniciativa,” foi muito bom podermos contribuir com a realização de um evento inovador para esses três campi do IFCE. Muitos alunos não conheciam termos como ideathon, pitch, hackathon, pivotar… E foi maravilhoso poder acompanhar a evolução dos participantes pois eles, com certeza, saíram diferente de como entraram”, ressaltou Claúdia Jane, ressaltando que a iniciativa faz parte da estratégia do Ecossistema Local de Inovação, “pois precisamos capacitar a base para no futuro ampliarmos o número de startups e negócios de impacto em nossa região”, ressaltou.

Outro ponto que ela avaliou como muito interessante foi poder trabalhar a inovação aberta, dentro de uma empresa do porte da ArcelorMittal, que assistiu à apresentação de soluções criadas durante a Trilha que podem substituir soluções de mercado que possuem um preço elevado. “Ou seja, ao mesmo tempo em que foi estimulada a criatividade dos alunos, pudemos desenvolver soluções viáveis e de baixo custo, capazes de atender a grandes empresas, tudo isso saindo de um programa como este”.

A ArcelorMittal foi mais uma vez a grande parceira do Sebrae/CE na realização dessa Trilha, assim como os IFCE Pecém, Paracuru e Caucaia, e a AECIPP-Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que forneceu os almoços aos alunos durante o Hackathon

As equipes vencedoras foram:

1º lugar (IFCE Pecém): We Voltz – Energia inteligente para uma indústria mais eficiente – A empresa visa ofertar kits IA Ready, com sensores, IA e plataforma online, com o objetivo de captar dados de corrente, tensão e potência em tempo real, apresentados por meio de dashboards, facilitando o monitoramento e a tomada de decisão dos gestores.

2º lugar (IFCE Caucaia): Enerlize – Ferramentas para a análise inteligente de consumo energético, desenvolvidas para monitorar, analisar e otimizar o uso de energia em ambientes produtivos.

3º lugar (IFCE Pecém): Tecseg Industrial – Utilização de sensores e câmeras térmicas, sistemas de automação e aplicações de integração com APIs, visando a redução de acidentes e eliminar fatalidades na indústria.


Fonte: SEBRAE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo