
O Governo do Ceará anunciou, nesta quarta-feira (15), a ampliação do programa CNH Popular, beneficiando mais 3 mil estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. A novidade foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com investimento adicional de R$ 4,5 milhões.
Desde sua criação em 2009, o programa já contemplou mais de 180 mil cearenses, garantindo a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda. Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e estar vinculados a uma instituição pública de ensino. As categorias contempladas são A (moto) e B (carro).
“Essa ajuda vai facilitar a vida dos jovens, que poderão tirar sua carteira sem custos e, quem sabe, até garantir uma renda extra. Agradeço aos servidores do Detran pelo trabalho dedicado ao povo cearense”, destacou Elmano de Freitas.
O superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, ressaltou que novas ações estão sendo planejadas. “Somente neste ano, mais de 33 mil pessoas foram atendidas em todo o estado. Em breve teremos mais novidades sobre o programa”, afirmou. Das novas vagas, 1.800 serão destinadas a motociclistas.
Com o investimento de R$ 25 milhões nos últimos dois anos, o programa já distribuiu cerca de 50 mil carteiras entre 2023 e 2024. Para o estudante Bruno Gabriel, da Universidade Federal do Ceará, a ampliação é uma conquista. “A CNH Popular para os estudantes vai ser algo revolucionário. Além do transporte, agora poderemos ter nossa habilitação”, comemorou.
Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”
Veja mais em Portal de Notícias CE




