
O Prêmio Nobel da Paz de 2025 para a líder da oposição na Venezuela María Corina Machado foi recebido com ressalvas por algumas lideranças na esquerda, que, no entanto, avaliaram que foi uma escolha melhor do que conceder a láurea ao presidente americano, Donald Trump.
A líder da oposição na Venezuela foi impedida de desafiar o ditador Nicolás Maduro nas eleições de 2024. Também foi detida e libertada após tentar reavivar a resistência ao venezuelano. O comitê caracterizou María Corina com uma “figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes era profundamente dividida”.
Ex-presidente do PSB, Carlos Siqueira diz não conhecer nenhum feito da opositora pela paz em qualquer parte do planeta. “É uma liderança importantíssima da oposição venezuelana, mas é injustificável o Prêmio Nobel da Paz para uma pessoa que não tenha promovido a paz em qualquer lugar do planeta”, afirma. “Infelizmente, eu acho que não pega bem para o prêmio.”
Siqueira diz reconhecer a liderança de María Corina e de uma oposição que tem problemas com a ditadura venezuelana. “Agora, entre isso e receber o Prêmio Nobel da Paz é uma diferença brutal, porque realmente não me parece justificável essa premiação”, complementa o ex-presidente do PSB, que qualificou a decisão como “claramente política”.
Para ele, o fato de a líder da oposição venezuelana ter decidido dedicar o prêmio ao americano Donald Trump piora tudo. “O que é que Trump tem a ver com a paz? A paz que estão atribuindo a ele em Gaza não é dele. O responsável pela paz em Gaza são as Forças Armadas de Israel, que acabaram por derrotar e liquidar com o Hamas praticamente.”
Ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro também afirma que premiar María Corina é melhor do que conceder a láurea a Trump. “María Corina não tem poderes de taxação, nem quer fazê-lo”, diz. Questionado sobre como avaliava o fato de a opositora ter dedicado o prêmio ao americano, Genro respondeu: “Acho que é um ser humano melhor que ele.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo



