Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

74ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima de Erexim/RS é neste final de semana – Vatican News

A cidade do interior gaúcho vive 10 dias de oração, peregrinação e renovação do amor à Igreja à espera de mais uma tradicional Romaria de Nossa Senhora de Fátima que será realizada neste domingo (12/10) com procissão e missa campal no santuário. Na véspera está marcada a Romaria da Criança com doação de brinquedos a crianças carentes.

Pe. Antonio Valentini Neto

No ano jubilar “Peregrinos de Esperança”, no Mês Missionário e na Semana Nacional da Vida no Brasil, a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, iniciou no último dia 03, sexta-feira, memória litúrgica dos mártires do Rio Grande do Norte, sua 74ª Romaria de N. Sra. de Fátima, evento anual de 10 dias de oração, peregrinação, renovação da fé, do seguimento a Cristo, do amor à Igreja Católica. Nestes 10 dias de abundantes graças divinas, especialmente o dom jubilar da indulgência plenária, os devotos rezam e, com “As virtudes Maria, são peregrinos de Esperança”, o tema da Romaria e a invocam como “Esperança nossa, salve”, saudação da Salve Rainha, lema deste precioso tempo de espiritualidade.

Nas 4 celebrações diárias – missa às 7h, terço e missa às 14h, dezena do terço e missa às 18h, procissão e missa às 19h30 – a Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima, é contemplada e implorada como Mãe da Santa Esperança. A procissão e a missa das 19h30 foram presididas pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e Santuário de Fátima, que caracterizou a novena e a romaria como dez dias de espiritualidade, oração, conversão e amor à Igreja, cuja razão de ser é anunciar o Evangelho, anunciar Jesus Cristo, nossa esperança. Ressaltou que todas as pessoas vivem uma esperança, desejo de bem e felicidade. Ninguém sabe o que se terá no futuro. No contexto do mundo complexo, pode-se ter sentimentos contrastantes. Nele, o ano jubilar é tempo especial de renovar a espiritualidade, de viver no Espírito Santo que mantém acesa a chama da esperança. Maria brilha como sinal de esperança segura.

Pe. Sala continuou traçando uma visão geral dos 10 dias de fé e espiritualidade, à luz do tema “Com as virtudes de Maria, peregrinos de Esperança” e o lema, tirado da oração da Salve Rainha, “Esperança nossa, salve!” Ainda citou as virtudes cardeais, prudência, justiça, fortaleza, temperança e as teologais, fé, caridade e esperança, com seu significado. Mencionou os jubileus especiais de cada dia da novena e do dia da Romaria e também destacou a presença de Maria na vida de Cristo e na vida da Igreja.

Terço e missa das 14h com a animação das zeladoras de capelinhas

Como vem acontecendo há vários anos, o terço e a missa das 14h têm a presença especial das zeladoras das capelinhas domiciliares com o assessor, Pe. Moacir Luiz Noskoski. Em homilia, o sacerdote enfatizou e agradeceu o trabalho dedicado, voluntário e generoso das zeladoras das capelinhas que promovem a oração nas famílias através da passagem da capelinha de casa em casa. Ela também reforçam o princípio de que família que reza unida permanece unida.

Referindo-se à passagem do livro do Eclesiástico, proclamada na celebração, o Pe. Moacir destacou a harmonia na criação e na vida humana. Exortou a agradecer a Deus por seus dons e pedir sua ajuda para superar as dificuldades. A partir do Evangelho da missa, o anúncio do Anjo a Maria de que seria mãe do Salvador, enalteceu a resposta generosa dela. Ressaltou ainda que o Anjo lhe disse “não tenhas medo”, uma palavra de conforto que Deus repete para nós. Convidou todos a pedir a Deus pela paz, a ser semeador de paz e fazer o bem gratuitamente.

A participação das zeladores de capelinhas

A participação das zeladores de capelinhas




Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo