Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

A gratidão de Leão XIV aos Cavaleiros de Colombo pelo apoio à caridade dos Papas – Vatican News

A mais recente participação foi com a generosidade dirigida a projetos de restauração de obras de arte no Vaticano, como o baldaquino de Bernini, “que hoje resplandece em toda a sua beleza original após a primeira restauração completa da sua história”. O apoio financeiro da Ordem, a maior organização de católicos do mundo que atua principalmente pela caridade cristã, tem beneficiado milhares de peregrinos do Jubileu da Esperança que visitam o Vaticano.

Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe

Andressa Collet – Vatican News

O Papa Leão XIV recebeu na manhã desta segunda-feira (06/10) na Sala do Consistório, no Vaticano, uma delegação de 100 pessoas que fazem parte da direção dos Cavaleiros de Colombo, a maior organização de católicos do mundo que atua principalmente pela caridade cristã. Como recordou o Pontífice na saudação, ao expressar “profunda gratidão” pela “generosidade” em tornar possível dois projetos, em especial, que estão beneficiando “dezenas de milhões de fiéis” que estão vindo a Roma neste Ano Santo “para visitar os túmulos dos Apóstolos, atravessar as Portas Santas e ser fortalecido na fé”:

“Uma das obras de arte do Vaticano que certamente admiram quando atravessam as Portas Santas e entram na Basílica é o baldaquino de Gian Lorenzo Bernini, que hoje resplandece em toda a sua beleza original após a primeira restauração completa da sua história. Uma outra, na abside da Basílica, é o belíssimo monumento em bronze de Bernini que protege a Cátedra de São Pedro, que foi restaurado no mesmo período. Essas obras-primas ajudam quem as contempla a meditar sobre dois dos principais pilares da nossa fé: a presença real de Jesus na Eucaristia e o Papa como Sucessor de Pedro, que une e guia a Igreja.”

Leia a íntegra do discurso do Papa Leão XIV

A delegação foi recebida na Sala do Consistório, no Vaticano

A delegação foi recebida na Sala do Consistório, no Vaticano   (@Vatican Media)

Os projetos de restauração no Vaticano

Com 28,74 metros de altura e pesando 63 toneladas, o baldaquino é corretamente definido como um gigante da arte de todos os tempos, uma obra única na qual colaboraram Bernini e Borromini. A restauração de grande valor simbólico foi realizada em 2024 e justamente para o Jubileu da Esperança, mas também em vista do quarto centenário da Dedicação da nova Basílica Vaticana, que ocorreu em 1626 sob o comando do Papa Urbano VIII. O cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro, vigário geral do Papa para a Cidade do Vaticano e presidente da Fábrica de São Pedro, ao encontrar jornalistas ainda antes de começar os trabalhos, deu detalhes da restauração, confiada a uma equipe de profissionais experientes: o baldaquino feito de bronze polido e dourado, “que fica solenemente acima do altar-mor” e é “tão alto quanto um prédio de dez andares”, “é o ponto de apoio da Basílica” e “marca com sua magnificência o lugar do Túmulo do Apóstolo Pedro, a quem a Basílica Vaticana é dedicada”. 

A restauração, com um custo originalmente de 700 mil euros (R$ 4,27 milhões), foi financiada pela própria Ordem que também ajudou com os trabalhos no enorme monumento de bronze de Bernini no altar da cátedra na Basílica de São Pedro, chamado de “Cátedra de São Pedro”. A enorme escultura retrata quatro doutores da Igreja segurando o trono de São Pedro com anjos dourados. Projetos que dão continuidade àquele “de melhoria e nova iluminação da necrópole do Vaticano, também financiado pelos Cavaleiros de Colombo”.

Leão XIV recordou projetos recentes de restauração no Vaticano com o apoio da Ordem

Leão XIV recordou projetos recentes de restauração no Vaticano com o apoio da Ordem   (@Vatican Media)

As ações concretas pelo povo de Deus

Os dois projetos de restauração, disse o Papa na audiência desta segunda-feira (06/10), “são um sinal visível” da constante devoção dos Cavaleiros de Colombo “ao Vigário de Cristo. Ao longo da sua história, a Ordem apoiou de várias maneiras a obra caritativa do Romano Pontífice, inclusive por meio do Fundo Vicarius Christi, que lhe permite expressar solidariedade aos pobres e aos mais vulneráveis em todo o mundo”. Leão XIV finalizou a saudação, reforçando a gratidão pelas obras de amor à Igreja, uma “admirável missão” que possa ser alimentada pela fé e confirmada pela esperança durante a passagem por Roma:

“Através de uma série de iniciativas promovidas pelos Conselhos locais, vocês e os seus confrades Cavaleiros procuram também levar a compaixão e o amor do Senhor nas suas comunidades locais, inclusive através dos seus esforços para apoiar a sacralidade da vida humana em todas as suas fases, para assistir as vítimas da guerra e das catástrofes naturais e também para apoiar as vocações sacerdotais. Por essas ações concretas, bem como por suas orações e sacrifícios diários pelo bem de todo povo de Deus, expresso sinceramente meu caloroso reconhecimento.” 

A delegação era composta por cerca de 100 pessoas, membros da direção e familiares da Ordem

A delegação era composta por cerca de 100 pessoas, membros da direção e familiares da Ordem   (@VATICAN MEDIA)


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo