Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Angelo Acerbi: cardeal centenário toma posse da sua igreja em Roma – Vatican News


O cardeal, que recentemente completou um século de vida, presidiu a liturgia eucarística na Paróquia dos Santos Anjos da Guarda em Roma, no dia do seu onomástico. Os votos de felicidades de Leão XIV.

Paweł Rytel-Andrianik – Vatican News

Cem anos e 9 dias de vida. Um recorde para o cardeal Angelo Acerbi, que na última quinta-feira, 2 de outubro, tomou posse da sua igreja titular dos Santos Anjos da Guarda, em Roma. No início da cerimônia, ele beijou a cruz e aspergiu os fiéis com água benta. Em seguida, percorreu a pé a procissão de entrada por toda a extensão da igreja. No início da missa, o mestre de cerimônias pontifício, monsenhor Marco Agostini, leu a bula com a qual o Papa Francisco o havia nomeado cardeal no ano passado.

Os votos do Papa Leão XIV

O Pe. Joby Emmanuel, da Ordem dos Clérigos Regulares e pároco da paróquia dos Santos Anjos da Guarda em Roma, ao saudar o cardeal Acerbi, agradeceu pela sua serenidade que, disse ele, “fala ao coração”. Em seguida, o cardeal presidiu a celebração eucarística e, na homilia, destacou que nela “se unem diversos motivos de viva alegria pessoal e comunitária para todos os presentes”. A posse da igreja dedicada ocorreu no dia de seu onomástico e o cardeal comunicou ter recebido os votos de felicidades de Leão XIV: “agradecendo-lhe, informei-o desta celebração e assegurei-lhe que pediria aos participantes que se unissem à minha oração para que os Santos Anjos assistissem e confortassem o Papa no seu ministério pontifício”.

“O Anjo faz ouvir a voz de Deus”

Comentando a primeira leitura, que falava do anjo de Deus enviado para proteger o povo judeu na sua caminhada para a terra prometida, o cardeal Acerbi observou: “o Anjo faz ouvir a voz de Deus. Se formos dóceis a esta voz interior, seremos conduzidos progressivamente a uma união profunda com o Senhor”. No final da homilia, ele quis recitar com os presentes o Anjo de Deus, “a oração”, disse ele, “que aprendemos quando éramos crianças”. Na celebração, além de muitos fiéis, estavam presentes o coro da paróquia que conduziu os cânticos e os escoteiros.

Uma vida a serviço dos Papas e da Igreja

O cardeal Acerbi nasceu em 23 de setembro de 1925 em Sesta Godano (La Spezia) e foi ordenado sacerdote em 1948 pela então Diocese de Pontremoli, sempre na Itália. Entrou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1956, prestando serviço nas representações pontifícias da Colômbia, Brasil, França, Japão e Portugal. Também integrou o Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja da Secretaria de Estado. São Paulo VI, em 1974, nomeou-o pro-núncio apostólico na Nova Zelândia e delegado apostólico no Oceano Pacífico, ordenando-o bispo em 30 de junho do mesmo ano.

São João Paulo II o enviou como núncio à Colômbia, onde, juntamente com outros diplomatas, foi refém durante seis semanas dos guerrilheiros do “Movimento 19 de Abril”. Posteriormente, foi núncio na Hungria, Moldávia e Países Baixos. Entre 2001 e 2015, ocupou o cargo de Prelado da Ordem Soberana Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta. O Papa Francisco concedeu-lhe o barrete cardinalício no Consistório de 7 de dezembro de 2024. É o membro mais antigo do Colégio Cardinalício.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo