
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco dos seis réus do Núcleo 2 da chamada trama golpista. Os condenados foram responsabilizados por crimes como organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Entre os condenados estão Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores de Jair Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal; Mário Fernandes, general da reserva; e Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça. A sessão prossegue para a definição das penas.
O STF absolveu o delegado da Polícia Federal Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça, por falta de provas. A Procuradoria-Geral da República atribuiu a Martins participação na elaboração de minuta relacionada à tentativa de golpe, enquanto Fernandes foi acusado de planejar atentados contra autoridades, conforme registro encontrado em arquivo digital.
Outras acusações incluem o monitoramento ilegal da rotina do ministro Alexandre de Moraes, atribuído a Marcelo Câmara, e a atuação de Silvinei Vasques para impedir o deslocamento de eleitores no segundo turno das eleições de 2022, segundo dados da Procuradoria-Geral da República.
Veja mais em Portal Ceará



