

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu o ator, diretor e especialista em Carnaval Haroldo Costa, aos 95 anos, neste sábado (13). A informação foi confirmada por sua família nas redes sociais do artista, que foi internado recentemente para tratar problemas de saúde por conta da idade.
Nascido no Rio de Janeiro, Costa foi ligado ao Teatro Experimental do Negro, importante grupo fundado por Abdias do Nascimento nos anos 1940. Lá, começou quase que por acaso, substituindo um colega na montagem da peça “O Filho Pródigo”, de Lúcio Cardoso, em 1948. Lá, ficaria próximo de figuras como Ruth de Souza e Milton Gonçalves.
Depois, foi o primeiro ator negro a encarnar Jesus numa montagem de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, estrelou “Orfeu da Conceição”, além de ter sido o primeiro negro a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na TV Globo, dirigiu musicais e programas de auditório, com nomes como Dercy Gonçalves, Chacrinha e Moacyr Franco. Além do teatro, também participou de produções de cinema e TV, como “Chiquinha Gonzaga”. Também trabalhou em minisséries no canal, como “Chiquinha Gonzaga”, em 1999.
Também se dedicou ao Carnaval, escrevendo livros importantes sobre a festa e o samba, como “Cem Anos de Carnaval no Rio de Janeiro” e uma biografia do Salgueiro, além de ter sido comentarista.
Leia Também: ‘Três Graças’ faz referência a Nazaré de ‘Senhora do Destino’ em cena: ‘Cheiro de couro’
Fonte: Notícias ao Minuto



