
O Pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo, em Moçambique, acolheu este domingo, 7 de dezembro, a cerimónia do encerramento da III Jornada Nacional da Juventude, evento marcado pela missa presidida pelo Cardeal, Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e em que este convidou os jovens a não cederem à tentatação do desencorajamento.
Rogério Maduca – Beira
Dirigindo-se aos jovens durante a homilia, o presidente da celebração sublinhou que para Deus nada é impossível, porque Deus é amor.
Parolin lembrou que as reflexões da juventude católica durante a JNJ tiveram como pano de fundo a esperança e a paz, num contexto marcado por conflitos que assolam o mundo. Diante disso deixou um conselho, “não cedais à tentação do desencorajamento”.
No prosseguimento da sua homilia, o purpurado saudou os jovens provenientes dos diferentes pontos de Moçambique, especialmente os de Cabo Delgado, e fez votos para que a paz chegue logo.
O encerramento do maior encontro da juventude católica de Moçambique foi ainda marcado pelo anúncio do local que irá acolher a próxima JNJ, no caso a IV. Na voz de Dom Inácio Saúre, Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), os delegados ficaram a saber que, Beira será em 2028 a capital da juventude católica de Moçambique.
Daí, seguiu-se um momento eufórico caracterizado por cantos de acção de graças e aplausos.
Assim aconteceu e ficou para história a III Jornada Nacional da Juventude, evento que decorreu em Maputo, daqui para frente, isto é até 2028, o desafio fica para os jovens católicos da Beira, preparar-se para acolher os peregrinos.
Fonte: Vatican News