Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Sebrae/CE debate o futuro da gestão pública no III Seminário de Governança Empreendedora | ASN Ceará – Agência Sebrae de Notícias

Terminou nesta terça-feira,  09/12, o III Seminário de Governança Empreendedora, realizado pelo Sebrae/CE no Buffet La Maison, que reuniu desde ontem, segunda-feira, prefeitos, secretários municipais e estaduais, lideranças públicas, agentes de desenvolvimento e representantes das governanças territoriais que atuam nos programas da instituição em todo o Ceará. A edição deste ano reforçou a importância da territorialização como estratégia para promover políticas públicas mais eficientes e alinhadas às vocações de cada região, além de destacar tendências e ferramentas que têm ampliado a qualidade da gestão pública voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios.

O evento foi aberto com a presença do diretor de Administração e Finanças da instituição, Reginaldo Braga e a conselheira Soraya Vuctor, que fez um breve e elogioso depoimento sobre o Programa de Compras Governamentais . Já o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, falou sobre “O Ceará mais empreendedor”.

Ele iniciou sua apresentação discorrendo sobre as mudanças realizadas pelo próprio Sebrae/CE, com foco no  desenvolvimento territorial, inovação e gestão pública eficiente, além da construção de estratégias planejadas e implementadas na busca por um Ceará cada vez mais voltados para os pequenos negócios. Segundo Alci Porto a instituição procurou identificar as razões pelas quais, com tantas iniciativas, a mortalidade dos pequenos negócios cearenses continuava crescendo.

“-Fizemos um diagnóstico e fomos identificando problemas como o pouco envolvimento das lideranças locais, falta de maior diálogo com a gestão pública, a Academia e o setor produtivo,  e políticas públicas pouco conectadas com a realidade, o que resultava em baixa produtividade e competitividade”.

“A partir daí, nos envolvemos na busca por soluções como a criação de um ambiente de negócios, incentivo á Cultura Empreendedora, ampliação da Rede de atendimento transformando os agentes em animadores econômicos, investimento na Cultura de Inovação que hoje resultou em 12 ecossistemas de Inovação espalhados pelo Estado, a criação de uma rede de Agências, apoio às compras governamentais, e a expansão do Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” que já capacitou 8 mil professores e devemos chegar a 500 mil alunos  beneficiados”.

Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE

HOMENAGEM

Nesse momento, a solenidade foi interrompida para uma homenagem à secretaria de Turismo de Amontada, Leidiane Rodrigues Gomes, e ao articulador do Escritório do Sebrae/CE na região, Jacob Bandeira, por terem sido agraciados com uma conquista nacional: o 3º lugar na categoria “Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo” do Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional do Turismo com o projeto Quintais Gastronômicos, apoiado pelo Sebrae/CE e desenvolvido pela Prefeitura de Amontada .

PROGRAMA LIDER

Alci Porto ressaltou, ainda, os resultados do Programa LIDER- Liderança para Desenvolvimento Regional, uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. “Hoje, o governador Elmano de Freitas tem, sobre sua mesa, três  ou quatro agendas desenvolvimento que consolidando as necessidades de algumas regiões”, testemunhou.

CAPACITAÇÂO DE QUALIDADE

O diretor técnico do Sebrae/CE aproveitou a oportunidade para anunciar que os agente de desenvolvimento vão passar agora, por um curso promovido prelo Instituto Rui Barbosa, o  mesmo que capacita os auditores fiscais. É uma vitória para o Sebrae/CE e para todos os agentes da instituição que fazem um trabalho incrível junto aos pequenos negócios”, enfatizou.

Outro destaque da programação foi a palestra do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, Sebastião Helvécio, que abordou as mudanças na forma como os órgãos de controle avaliam as políticas públicas no Brasil. Nesse cenário, segundo ele, os índices do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae, tornam-se referência nacional para medir o impacto das políticas públicas na economia e na sociedade.

Ao final, ele recebeu das mãos da articuladora de Políticas Públicas, Wilma Almeida, uma rede de dormir feita pelas artesãs do Sítio Mocotó, que têm o apoio do Sebrae/CE

O evento contou, ainda, com a participação de Rennys Frota, secretário executivo do Desenvolvimento Econômico do Ceará que representou o secretário estadual de de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, abordou a metodologia territorial adotada pelo Governo do Estado e sua convergência com a metodologia implementada pelo Sebrae nos territórios cearenses. Essa perspectiva, segundo ele, tem orientado ações mais integradas e efetivas, ampliando a participação das lideranças locais e acelerando resultados para empreendedores e gestores públicos.

A programação incluiu, também, um painel com os principais órgãos envolvidos na abertura e no licenciamento de empresas no Ceará, reunindo representantes da Junta Comercial do Ceará – Jucec, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – Semace, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros Militar. O painel apresentará avanços recentes na integração dos sistemas e nos processos de desburocratização, que têm colocado o Ceará entre os estados mais eficientes do país, como a possibilidade de abertura de empresas pelo WhatsApp.

As lideranças das Agências de Desenvolvimento também terão espaço para apresentar as ações realizadas ao longo de 2025, reforçando o papel das governanças territoriais na mobilização regional e na implementação de políticas públicas alinhadas às demandas de cada município. Os Agentes de Desenvolvimento, que atuam diretamente nas Salas do Empreendedor e nas iniciativas de melhoria do ambiente de negócios, participarão de conteúdos motivacionais e técnicos, incluindo palestra de Murilo Rosa sobre entusiasmo e protagonismo. Outro momento importante será a fala de Jarina Santana, que apresentará um panorama atualizado das Salas do Empreendedor do Ceará, com dados, desafios estruturantes e boas práticas que têm fortalecido o atendimento ao empreendedor em todas as regiões do Estado.

O seminário também marcou o lançamento regional da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), feito pela gestora estadual do Prêmio, Wilma Ferreira , da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas  do Sebrae Ceará.

O Ceará tem se destacado nacionalmente, conquistando o primeiro lugar em várias categorias nacionais nos últimos três anos, e a palestra foi um chamado aos gestores municipais para que inscrevam seus projetos e apresentem as boas práticas que vêm transformando seus territórios.Ainda no primeiro dia, falou-se sobre a atuação Prática da Governança Empreendedora – Debate com Agências de Desenvolvimento do Estado do Ceará e, em seguida, foi feito o lançamento do Fórum de Desenvolvimento Convênio Sebrae x ADECE (Rafael Branco – Diretor de Suporte a Negócios – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE) e a apresentação da Estratégia de Integração da Programa + Qualificação e Renda e Municípios, com Lillian Pereira da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas  do Sebrae Ceará.

Nesta terça-feira, 09/12, o III Seminário de Governança Empreendedora, realizou o III Líderes em Movimento e V Encontro de Agentes de Desenvolvimento do Estado do Ceará, palestra  – “O Terceiro Sinal: O Poder do Entusiasmo”, com o ator Murilo Rosa, o debate sobre “Gestão Eficiente de Ambientes de Atendimento ao Empreendedor — Vivências das Salas do Empreendedor do Estado do Ceará, com Jarina Santana, o “Contrata + Brasil — Compras Públicas na Sala do Empreendedor”, com  Maurício Zanin, o  Painel “Integração que Gera Desenvolvimento: Simplificando a Jornada do Empreendedor” (JUCEC, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SEMACE e Corpo de Bombeiros e “Inovação e o Futuro dos Negócios: Como Tornar os Negócios Locais Mais Competitivos”, com Denilson Shikako.


Fonte: SEBRAE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo