
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ator Michael J. Fox compareceu a baile de gala de sua fundação ao lado da esposa e dos filhos. Em uma rara aparição, ele falou abertamente sobre o apoio contínuo da família desde seu diagnóstico de Parkinson.
O ator, de 64 anos, promoveu o evento “A Funny Thing Happened on the Way to Cure Parkinson’s” – em tradução, “Algo Engraçado Aconteceu no Caminho para Curar o Parkinson”. O baile de gala, realizado em Nova York, teve como objetivo arrecadar fundos para a Michael J. Fox Foundation, dedicada à pesquisa da doença de Parkinson.
Michael compareceu acompanhado da esposa, Tracy Pollan, e dos quatro filhos: Sam (36 anos), Aquinnah e Schuyler (30 anos), e Esmé (24 anos). Em entrevista à People, o ator destacou a importância do apoio familiar ao longo dos anos:
“Eles são muito compreensivos e maravilhosos. Sempre estiveram lá para mim e continuam, ano após ano.”
Tracy, de 65 anos, comentou que o tratamento de Michael é desafiador e exigente. Apesar disso, o marido mantém o otimismo e valoriza a ajuda e solidariedade da família:
“O Michael é muito otimista, o que é maravilhoso e realmente o ajuda, mas é importante também entender que este é um grande desafio. É muito difícil para a família, para os cuidadores e, obviamente, para o paciente.”
Além da família de Michael, o evento contou com a presença de figuras famosas: Meg Ryan, Clark Gregg, Richard Kind, Julianna Margulies, Katie Couric, Christina Geist, e o ator Denis Leary, que atuou como anfitrião da noite.
[Michael J. Fox com a esposa Tracy Pollan e os filhos]© Getty Images
EXEMPLO DE LUTA
Michael J. Fox, conhecido principalmente por interpretar Marty McFly na franquia De Volta para o Futuro, descobriu o Parkinson em 1991, aos 29 anos. Ele começou a perceber pequenos tremores nas mãos, inicialmente atribuídos ao estresse de sua intensa rotina.
Após consultas e exames, recebeu o diagnóstico, mas manteve em segredo por anos, preocupado com o impacto na carreira. Somente em 1998 começou a falar publicamente sobre a doença, tornando-se, desde então, um dos maiores ativistas da área.
Em 2000, fundou a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research, que comemora 25 anos em 2025. É a maior organização sem fins lucrativos dedicada a financiar pesquisas sobre a doença no mundo.
Até nesta terça-feira (18), a fundação já destinou mais de US$ 2,5 bilhões para estudos e avanços científicos. Sobre o trabalho realizado, Michael declarou à People: “Você não sabe o quanto precisa até saber o quanto foi necessário. Estou muito feliz com o que fizemos. Muito feliz em ver o progresso.”
Em 2015, Michael J. Fox foi homenageado com a Medalha Presidencial da Liberdade, uma das mais altas honrarias civis dos Estados Unidos. A premiação reconheceu sua contribuição extraordinária, principalmente no apoio à pesquisa sobre Parkinson.
Atualmente, Michael continua a se dedicar à fundação, além de escrever livros de memórias, realizar palestras e dar entrevistas. Assim, continua promovendo seu trabalho e conscientizando o público sobre a doença.
Fonte: Notícias ao Minuto




