
Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2026 nas escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) em todo o país. A rede, presente em mais de 450 unidades, oferece ensino baseado em metodologias inovadoras, como o modelo STEAM — que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática — e em um sistema autoral de ensino, que estimula o protagonismo estudantil e o aprendizado prático.
De acordo com o superintendente de Educação do SESI Nacional, Wisley Pereira, o objetivo é formar cidadãos preparados para os desafios do futuro e para o mundo do trabalho.
“Estamos investindo em uma educação que desenvolve competências do século XXI, que prepara o aluno não só para passar em provas, mas para resolver problemas reais, trabalhar em equipe e inovar. O SESI tem sido referência nesse modelo e continua ampliando suas oportunidades de matrícula em todas as regiões”, afirmou.
Vagas e prazos
Ao todo, são mais de 11 mil vagas distribuídas em diversos estados, em turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Nova EJA e EJA Profissionalizante.
Os turnos variam entre matutino, vespertino e noturno, dependendo da modalidade. As inscrições seguem até o preenchimento das vagas disponíveis.
● Rematrículas: de 17 de novembro a 19 de dezembro.
● Novas matrículas (dependentes da indústria): de 17 de novembro a 12 de dezembro.
● Novas matrículas (comunidade): de 5 a 23 de janeiro de 2026.
Algumas unidades contam, ainda, com bolsas de estudo e turmas voltadas especificamente para o Ensino Médio, com mais de 260 oportunidades disponíveis por meio de processo seletivo.
O agendamento online é obrigatório para realizar a matrícula presencial, que deve ocorrer mediante apresentação dos documentos exigidos. As informações completas sobre cada escola, cursos e vagas podem ser consultadas no Portal SESI.
Escola de Referência e o DNA STEAM
Um dos destaques da rede é a Escola SESI de Referência, criada para inspirar os alunos a se tornarem protagonistas da própria trajetória. O modelo incorpora os cinco elementos do DNA STEAM, em um currículo dinâmico e colaborativo.
Segundo Wisley Pereira, essa abordagem rompe a hierarquia tradicional em sala de aula: “O aluno deixa de ser espectador e passa a ser pesquisador, inventor e agente ativo do conhecimento. Nossas escolas foram adaptadas para que esse processo aconteça de forma prática e criativa.”
Robótica e protagonismo estudantil
Entre as experiências mais marcantes para os estudantes está o ensino de robótica, que desenvolve capacidades essenciais do profissional 4.0, como cooperação, planejamento e pensamento crítico.
A aluna Yasmin Oliveira, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio dna escola SESI de Taguatinga (DF), relata que o aprendizado vai muito além das salas de aula.
“Gosto muito de poder aprender tanto a metodologia científica, pelos projetos que a gente desenvolve, quanto a gestão de tempo, porque precisamos equilibrar as atividades e os estudos. Isso me ensinou muita coisa sobre a vida”, contou.
Yasmin também destaca o estímulo constante à criatividade e à inovação. “Aprendi muita coisa nova com a robótica e com os outros projetos apresentados nas feiras e semanas de ciência. Sempre gostei dessa área e foi isso que me motivou”, afirmou.
Segundo ela, o aprendizado é construído de forma colaborativa: “Tudo começa em sala de aula. A gente conversa com os professores, discute as ideias e, quando vê, o projeto toma forma. Tive a chance de apresentar nossos trabalhos em eventos científicos e foi uma experiência incrível.”
Com uma proposta que alia tecnologia, ciência e humanização, o SESI consolida-se como uma das maiores redes de ensino de base tecnológica do país. Para quem deseja garantir uma vaga em 2026, as inscrições já estão em andamento e podem ser feitas diretamente no site da instituição.


