Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Opinião – Elio Gaspari: Moraes parece disposto a testar Bolsonaro, septuagenário de saúde e nervos abalados

Em 2018 discutia-se onde Lula deveria cumprir sua condenação. Deram-lhe uma solitária light na Polícia Federal de Curitiba. Ficava sozinho numa sala com cama, mesinha e banheiro. Não podia deixá-la e para se comunicar com os carcereiros devia bater na porta.

Passaram-se sete anos, Lula foi exonerado pelo Supremo Tribunal, elegeu-se presidente da República e tem dois palácios em Brasília. O assunto renasceu com a prisão de Jair Bolsonaro. Ele está em prisão domiciliar, condenado a 27 anos de cárcere pelo STF.

O ministro Alexandre de Moraes parece disposto a testar o prisioneiro, um septuagenário de saúde e nervos abalados. Ele iria para uma ala light da penitenciária da Papuda. Não se faz isso com um ex-presidente. Para quem detesta Bolsonaro, uma ala light seria leve demais. Para quem gosta do ex-capitão, ele deveria cumprir a pena em casa como faz o ex-presidente Fernando Collor.

Em qualquer caso, como o de Lula, o Brasil deveria olhar para o exemplo que a França deu ao mundo ao encarcerar o ex-presidente Philippe Pétain. Ele era um marechal octogenário que assumira poderes ditatoriais depois da invasão alemã, em 1940. Caso clássico de traição nacional, estava condenado à morte. Foi colocado numa fortaleza, onde recebeu um quarto, com uma pequena sala anexa. Lá, Pétain morreu de causas naturais, em 1951.

Bolsonaro é um ex-presidente da República levado ao poder pelo voto popular. Quando ele arrisca ser mandado para uma rotina semelhante à de um marechal usurpador e colaboracionista, alguma coisa está errada.

Flávio candidato

Flávio Bolsonaro é candidato a presidente da República. Como sucede a todos os candidatos da bancada oposicionista, seu principal adversário é o governador paulista Tarcísio de Freitas, que diz preferir a reeleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo