Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Crato iluminado pela fé: 40 mil peregrinos celebram chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima – Vatican News

Um mar de gente no coração do Cariri. Uma devoção que atravessa gerações. Consolidou-se, nessa quinta-feira, 13 de novembro, a fé do povo de Crato, no Sertão do Ceará, por Nossa Senhora de Fátima: a inauguração e bênção da imagem de 54 metros de altura, a passagem da Imagem Mundial que chegou diretamente de Portugal e a presença de 160 caravanas de todo o Nordeste iluminaram o novo espaço que será um santuário de peregrinação, segundo informou o bispo diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap

Mariane Rodrigues – Cidade do Vaticano 

Pelo menos 40 mil fiéis saíram de todos os estados do Nordeste brasileiro para viver um momento de fé, devoção e esperança na inauguração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato, no Ceará. A estimativa é da Prefeitura municipal que distribuiu 40 mil luminárias de velas para os peregrinos.

As luzes que emergiram das mãos dos fiéis foi um dos momentos mais especiais que encantaram os presentes, bem como aqueles viram imagens registradas e disseminadas pela internet, podendo conectar o momento de fraternidade e comunhão também com quem não pode estar presente. 

Alguns dos estados que enviaram seus fiéis até a cidade do Crato estão Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, além de diferentes cidades do Ceará. 

A passagem da Imagem Peregrina Mundial por entre os fiéis sob o som de “Ave Maria” emocionou a multidão, que saudou Nossa Senhora de Fátima. 

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

O bispo Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, em uma homilia de quase 30 minutos, percorreu a história de Nossa Senhora de Fátima, desde quando ela apareceu aos três pastorinhos na cidade de Fátima, em Portugal, em 13 de maio de 1917. 

Ele reforça que essa aparição encheu “o mundo de esperança em meio à cruel guerra”. Agora, 13 de novembro de 2025, afirma ele, “a virgem Senhora do Rosário de Fátima, a Senhora de branco, visita pela segunda vez o nosso torrão querido”. 

Isso porque, nessa mesma data em 1953, os moradores da cidade sertaneja foram agraciados com a visita da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez. 

Dom Magnus apontou ainda que o 13 de novembro de 2025 foi um dia de bênção à imagem de 54 metros, que é um “sinal erguido” para reforçar que a proteção de Nossa Senhora é valiosa e constante. 

“Nossos corações transbordam de alegria e fé, porque neste solo abençoado do Crato, esta grandiosa imagem de Nossa Senhora de Fátima é erguida pela presença da imagem peregrina vinda diretamente de Fátima, em Portugal. Sinal de nossa comunhão espiritual com aquele santuário Mariano, coração pulsante de oração, penitência e esperança para o mundo inteiro”, ressaltou o bispo. 

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

Bodas de Caná: primeiro milagre de Cristo nasce do olhar atento de Maria

 

A homilia prossegue com a passagem bíblica descrita no Evangelho de João. Foi no casamento, das Bodas de Caná, que Jesus realizou seu primeiro milagre. Um sinal da Nova e Eterna aliança. Dom Magnus lembrou que esse milagre nasceu “do olhar atento e compassivo de Maria”. Ao perceber que o vinho tinha acabado, Maria recorre ao seu filho para que agisse de modo que a escassez não interrompesse o momento feliz e festivo do casamento. 

“Assim são as mães. E nós sabemos muito bem que no seio da nossa família são as mães, as mulheres, que percebem quando está faltando vinho. O vinho da harmonia, da esperança, o vinho do respeito, do pão de cada dia. São as mulheres que percebem quando falta alguma coisa na nossa casa. São elas que percebem quando um filho está doente. […] Maria é aquela que nota, antes de todos, a necessidade do coração humano. Nossas dores ocultas, nossas carências silenciosas, nossas esperanças inacabadas e é a primeira a se dirigir a Jesus com confiança serena de quem sabe que o filho jamais seria indiferente à dor dos seus irmãos”. 

Ouvir a voz de Maria que diz “fazei tudo o que Ele vos disser”

 

O bispo recorda ainda que Maria “conduz” os seus filhos “a Jesus”. “Neste gesto simples das Bodas de Caná está toda a teologia da intercessão mariana. Maria não toma o lugar de Jesus. Ela o revela. Não cria a graça. Maria nos leva para aquele que é a própria graça”, lembra Dom Magnus para reforçar que a ação de Maria não se sobrepõe ao poder divino de Cristo. 

“ As suas palavras ‘Fazei tudo o que ele vos disser’ reúnem toda a vida cristã e devem continuar ecoando na nossa vida diante das dúvidas, das quedas, das incertezas, dos medos. Deveríamos ouvir sempre a voz de Nossa Senhora. A verdadeira devoção mariana é esta: deixar-se guiar pela mãe para obedecer mais plenamente a Cristo, aquele que é o Salvador do mundo”. 

Para o bispo, abençoar a nova imagem que se ergue sobre o solo de Crato é ouvir novamente as palavras de Nossa Senhora como um convite materno. Ele considera que o santuário de Fátima, em Portugal, “é uma escola de escuta e obediência ao Evangelho”. Pois foi naquele local que a Santa Mãe falou aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta para a “conversão, oração do rosário, penitência e confiança no amor de Deus”. 

Foto: Ascom Prefeitura do Crato

Foto: Ascom Prefeitura do Crato

Mensagem de Fátima é urgente contra as vozes da indiferença e destruição

 

Durante a sua homilia, Dom Magnus não deixou de expor preocupação ao chamado das vozes da indiferença que “destroem” as famílias e a esperança, que tiram o direito de crianças e jovens de sonharem e de preservarem a inocência da idade, gerando ódio e violência.  

“Vivemos tempos em que a fé e o sagrado estão sendo arrancados das mãos das crianças e dos corações de nossos jovens e filhos. E este vazio tem se manifestado na violência, na autodestruição, na perda de sentido e na desumanização precoce. Silenciosamente, estão roubando os sonhos coloridos, felizes, alegres da infância. E nós, tantas vezes, estamos vendo este sonho ser roubado”, prossegue, afirmando que o mundo percebe a destruição e a desestruturação do futuro de “nossos filhos” com “indiferença” e “comodismo”. 

“Por isso, a mensagem de Fátima é tão urgente também em nossa terra, nossa diocese e tantas outras dioceses onde a fé do povo é profunda e a devoção mariana faz parte da alma nordestina”, complementa. 

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

Foto: Prefeitura do Crato/Thiago Americo

Nordestino canta, chora e vive a fé

 

Ao finalizar a homilia, Dom Magnus ressaltou a força da fé Nordestina que se move em meio a uma fé viva, resistente e sábia. “Uma fé que é ternura e que é esperança. De Fátima a Crato, percorre -se o mesmo caminho de fé e ternura. Lá Maria apareceu como senhora mais brilhante que o sol. Aqui ela chega como mãe amorosa que acolhe os filhos sofridos. Pobres, mas cheios de confiança”. 

Como uma poesia que ecoa entre os cerca de 40 mil presentes na Santa Missa, Dom Magnus Henrique recita as palavras direcionadas ao povo e às terras nordestinas: 

“Nosso Sol é mais quente, nossa terra é mais árida, mas o coração de nosso povo continua fértil, cheio de fé e de esperança, renascendo como a vegetação do homem do Nordeste, do nosso solo nordestino, a cada chuva. A grande imagem que hoje erguemos será um farol de fé para as futuras gerações, recordando que Maria continua a repetir: ‘rezai, convertei-vos, confiai em meu filho, fazei tudo o que ele vos disser’”.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo