
Ao longo de 100 páginas, a obra é um testemunho de fé e tem como objetivo mostrar como é positivo estar aberto para ouvir e seguir as Palavras de Deus.
Vatican News
Há três décadas trabalhando com comunicação, o jornalista Caio Castro Lima sentiu a necessidade de buscar novos conhecimentos. Sempre envolvido com a igreja, já Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MECE), apostou na graduação em Teologia na PUC-Rio, mesmo distante da área com que sempre trabalhou. Depois de começar o curso, entendeu que aquela mudança foi movida por algo maior e teve vontade de compartilhar a experiência. Foi aí que decidiu escrever o livro “O menino que queria ser padre: a Palavra de Deus viva em um leigo religioso” (ed Telha), que será lançado no Rio de Janeiro, no dia 30 de novembro.
Ao longo de 100 páginas, a obra é um testemunho de fé e tem como objetivo mostrar como é positivo estar aberto para ouvir e seguir as Palavras de Deus. O livro se mistura entre vivências do autor e histórias ouvidas por padres, seminaristas, religiosos e leigos. Não há nenhum grande milagre exposto em “O menino que queria ser padre”. Há, no entanto, muitos pequenos milagres que, somados, fazem o milagre da vida.
“Escrevi o livro atento às histórias que vi e ouvi, contadas por cidadãos com muita fé e, principalmente, por padres com os quais convivi e tive a oportunidade e a honra de escutar. E quando o padre traz a vida, o cotidiano, para a homilia, trançando como um artesão os dias atuais e os acontecimentos com os que estão na Bíblia, e sabe fazer a ligação entre o Antigo e o Novo Testamentos, a Palavra realmente penetra em nossos ouvidos, em nossa mente, em nossa alma”, afirma Caio.
De acordo com o autor, a inspiração para escrever o livro veio, primeiramente e sem dúvidas, do Espírito Santo. “Sem Ele nada acontece”, diz. Depois, veio por meio do envolvimento na vida comunitária e religiosa, nas missas dominicais e semanais seriamente frequentadas, e na observância de como o mundo está carente de amor, da Palavra de Deus e de conhecimento sobre o que Jesus Cristo veio fazer em sua passagem como Verbo Encarnado.
O livro pretende ajudar na propagação da fé sem ter a pretensão de converter. É uma obra teológica. “Não penso que com este livro ninguém se torne um cristão convicto de uma hora para outra. Mas pretendo que ele te ajude a ver, ouvir e entender como se deixar levar por Deus pode trazer paz, alivia os sofrimentos, a angústia, diminui a ansiedade e ajuda no entendimento sobre o amor”, diz o autor.
Sobre o autor – Nascido em Miracema (RJ), Caio Castro Lima, 49 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com especialização em Comunicação Organizacional pela Fae Business School, em Curitiba. Desde de menino frequenta as missas semanalmente. Não perde um domingo, onde quer que esteja em qualquer parte do mundo. Vindo de uma família tradicionalmente católica, sempre acompanhou os parentes em organizações de procissões e festejos na Paróquia de Santo Antônio de Miracema, onde nasceu, foi batizado, crismado e fez 1ª Comunhão.
Casou-se na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, no Centro do Rio de Janeiro. É padrinho de batismo da esposa, que até o pedido de casamento não era batizada.
Atualmente é aluno de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).É devoto fervoroso de Santa Rita de Cássia; ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC), servindo na Paróquia de São Conrado de Constança, no bairro de São Conrado; e ministro Extraordinário da Consolação e Esperança (MECE), servindo no Cemitério São João Batista; ambos no Rio de Janeiro. É membro da Pastoral da Saúde no Hospital Municipal Souza Aguiar
Há 30 anos atua como comunicador, com passagens por veículos como Jornal do Brasil, Lance! e Gazeta do Povo, especializado em Esportes e Política. Trabalhou também como assessor de comunicação em empresas multinacionais, no setor público de Estados e Municípios e em órgãos fiscalizadores, bem como nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Lançamento – “O Menino que queria ser padre”
Data: 30 de novembro
Horário: 16h
Local: Livraria Alento (Rua Senador Vergueiro, 80 – Loja A – Flamengo)
Fonte: Vatican News
