

Empreendedores cearenses inscritos no Selo Sebrae de Qualidade Empresarial do Sebrae/CE desceram serras, percorreram estradas, atravessaram o Sertão, margearam o Litoral e se concentraram em Fortaleza, nesta quinta-feira, 13/11, para um evento que representa o resultado de quase um ano de empenho, superação, desafios e novas conquistas para os seus negócios e para os seus consumidores: a entrega do Selo Sebrae de Qualidade de Empresarial.

A solenidade realizada no La Maison Buffet, na capital cearense, marcou a celebração dos pequenos negócios dos segmentos de alimentação fora do lar ( restaurantes , serviços de buffet, barracas de praia, equipamentos de lazer, de Turismo, eventos, agências de visagens, hotéis , pousadas , organizadores de evento, Saúde Bem-estar ( salões de beleza, agências de viagens, academias, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação, transporte (oficinas de manutenção e reparação automotivas), coworkings e comércio varejista que se destacaram pela excelência na gestão e prestação de serviços aos clientes ao longo do ano de 2025.

Aberta pelo superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que exortou o diferencial que o Selo representa para empreendedores e suas comunidades, a celebração reuniu convidados, autoridades e representantes das empresas certificadas de todo o estado. Para Cartaxo, mais do que um reconhecimento ao esforço e dedicação dos empreendedores, a cerimônia é um reconhecimento aos pequenos negócios, pela sua importância na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico do Ceará.
“Temos que manter a nossa luta no sentido de dar visibilidade a essa economia dos pequenos negócios. Essa carga simbólica, representada pelos mais de 700 mil CNPJs dos pequenos negócios do Ceará, é algo que a gente precisa ter a devida compreensão e consciência. Porque ao representar os pequenos negócios do estado, as empresas que têm o selo estão representando um terço do Produto Interno Bruto do Ceará, mais de 90% das empresas formais e mais de 80% dos empregos gerados no estado em 2024″.

Representando o governador Elmano de Freitas, o secretário do Trabalho do Cearpa, Vladyson Viana, também parabenizou os empreendedores, enfatizando a contribuição que eles dão para os bons resultados conquistados pelo Estado, como os recordes seguidos na geração de empregos formais. Ele aproveitou ainda para destacar o importante papel do Sebrae/CE para o fortalecimento do empreendedorismo e para o desenvolvimento das empresas cearenses.
“É importante que os pequenos negócios cearenses possam ter mais sustentabilidade econômica, mas que também eles possam crescer de patamar, sair de uma faixa de micro e pequena empresa para uma empresa de pequeno porte, ou média empresa. Então essa excelência de gestão, a qualificação do Sebrae é fundamental. E o Selo vem coroar tudo isso, como forma de reconhecimento do desenvolvimento institucional dessas empresas”, pontua o secretário.
Agraciados

Nesta edição, 142 novas empresas foram agraciadas com a certificação que é válida para o biênio 2026/2027. Elas se somam às empresas certificadas em 2025, fazendo com que o Ceará chegue em este ano a um feito inédito: tendo, ao mesmo tempo, 517 empresas cearenses com o Selo de Qualidade Empresarial válido.
Para Cattleya Rodrigues, analista da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE e gestora do programa, o número representa um marco relevante na qualificação e melhoria da competitividade das empresas no estado. “Ao conquistarmos a marca de 517 empresas certificadas, nós reforçamos o papel do Sebrae/CE na promoção da excelência, da sustentabilidade e da interiorização das boas práticas de gestão entre os empreendedores cearenses”, destaca.

Entre as 142 empresas agraciadas este ano com a certificação do Sebrae/CE em 2025, 52 receberão o Selo Diamante; 49, o Selo Ouro; e 41, o Selo Prata. Além disso, 11 empresas que haviam conquistado o Selo Prata ou Ouro na edição anterior alcançaram agora novas categorias, depois de passar por novo processo de certificação.
Raízes Regionais

Ainda durante a solenidade, coube ao diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, juntamente com o presidente da Abrasel Ceará, Taiene Righett, anunciar uma nova categoria do Selo de Qualidade Empresarial, que será o incentivo a ser dado a empresas que valoriza as raízes reginais da gastronomia e da cultura cearense. “O reconhecimento do Selo Raízes Regionais é uma forma de manter viva a nossa ancestralidade gastronômica e cultivarmos o passado que, até hoje, enriquece os nossos pratos com um sabor único e ao mesmo tempo fortalecer a atividade turística, pois muitos turistas que visitam o nosso estado querem desfrutar da culinária regional, querem viver essa experiência”.
Livro

Como forma de mostrar o impacto causado pelo Selo de Qualidade Empresarial, também foi lançado durante a solenidade do Selo, o Livro “Histórias que Inspiram”, que traz relato de experiências exitosas de transformação causadas pelo programa do Sebrae nos negócios e na vida de empreendedores de todas as regiões do estado.
A páginas da publicação trazem o registro do caso de sucesso de 22 empresas cearenses e a sua relação com o programa do Sebrae/CE. As empresas que integram a publicação são: Cachoeiras do Pinga, Casa Malu, Centro de Beleza Helena Pinheiro, Clínica Integrada Parente, Clínica Magela Junior, Doce Delícia Café Confeitaria, Estância Monte Horebe, Gênesis Park, Hotel Monólitos, Hotel Pinheiro, Laboclínica, Laboratório Klaus Magno, Lacliso, Manacá da Serra, Muda Hotel, Planetatur, Pousada Casa do Ângelo, Pousada Mangará, Prática Eventos, Premibeer, Take a Juice e Tranquilândia Village
Selo de Qualidade
A certificação, que completa 30 anos em 2026, foi criada com o objetivo de fortalecer as empresas cearenses e incentivar a cultura da gestão, inovação e excelência no Ceará. Hoje, o Selo representa o reconhecimento do esforço de quem trabalha de forma sustentável e competitiva.
O programa é voltado especialmente para micro e pequenas empresas e o Selo atua como um instrumento de transformação, estimulando a adoção de metodologias modernas de gestão e de práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança).
As empresas participantes passam por um processo de diagnóstico e avaliação conduzido por consultores credenciados, que analisam o nível de maturidade do sistema de gestão em seis eixos: Gestão Estratégica, Melhoria e Inovação, Foco no Cliente, Operação, ESG e Biossegurança. A partir da pontuação obtida, as empresas podem ser certificadas nas categorias Prata (60% a 74% de pontuação), Ouro (75% a 89%) e Diamante (90% a 100%). O Selo tem validade de dois anos, com vigência de 2026 a 2027, período em que as empresas seguem acompanhadas e incentivadas a manter a cultura de melhoria contínua.
Interiorização e fortalecimento regional

Um dos grandes diferenciais do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial é sua presença em todo o território cearense, com destaque para o crescimento expressivo da adesão de empresas localizadas no interior do estado. “Essa expansão representa um avanço no trabalho de interiorização conduzido pelo Sebrae/CE, levando práticas de excelência e inovação a negócios de diferentes portes e regiões”, afirma Cattleya.
Segundo ela, o fortalecimento do programa fora da capital também contribuiu para o aumento do número de empresas certificadas e para a consolidação de uma rede estadual de empreendedores comprometidos com a qualidade dos serviços ofertados.
“As empresas certificadas com o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial ganham um importante diferencial competitivo no mercado, pois a certificação amplia o reconhecimento público de um trabalho bem-feito, sólido e que conquista a confiança do consumidor”, reforça a gestora do programa.
–
Fonte: SEBRAE


