
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, nesta terça-feira (11), o mandato do prefeito de Senador Sá, Bel Júnior (PP), por suposto abuso de poder político e econômico durante as eleições 2024. A decisão foi por unanimidade – 07 votos favoráveis e nenhum contrário.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Essa não foi a primeira vez que Bel Júnior teve o mandato cassado. Anteriormente, o TRE-CE cassou os mandatos do prefeito e da vice Professora Maria, ambos eleitos pelo PP em 2024, e determinou a realização de eleição suplementar no município. Contudo, em junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, em caráter liminar, o pleito, que estava marcado para julho, e manteve Bel na Prefeitura de Senador Sá.
A cassação teve como base uma ação que apontou irregularidades no evento “Cavalgada do Bel”, realizado em agosto de 2024. Segundo o processo, houve distribuição de camisetas, chapéus e bonés personalizados, além de comida e bebida para os participantes. O evento contou ainda com apresentações de cinco bandas de artistas regionais e locais, o que foi caracterizado como showmício, prática proibida pela legislação eleitoral. Além disso, jingles da campanha foram reproduzidos em um paredão de som durante uma passeata pelo município.
Assista ao vídeo:
Vídeo: TRE-CE cassa mandato do prefeito de Senador Sá por abuso de poder político e econômico – Vídeo 1
Por meio das redes sociais, Bel Júnior informou que irá recorrer da decisão no TSE. “Não houve compra de votos, só foi uma cavalgada que a gente participou, que é uma cavalgada que já tem cinco anos de tradição com o nome ‘Cavalgada do Bel’, mas Senador Sá faz cavalgada há muitos anos”, disse.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Na mesma publicação, o prefeito afirmou estar com a “consciência limpa”. “Eu estou com a minha consciência limpa e estaremos lá no TSE novamente, buscando o nosso direito, mostrar que nós somos inocentes e mostrar, mais uma vez, que o povo de Senador Sá escolheu Bel Júnior e se precisar ter novas eleições, escolherá novamente um amigo de Bel Júnior”, concluiu.
Assista ao vídeo:
Vídeo: TRE-CE cassa mandato do prefeito de Senador Sá por abuso de poder político e econômico – Vídeo 2
Veja mais em Portal CN7


