

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e o diretor técnico Alci Porto, receberam nesta quarta-feira (12) na sede estadual da instituição, em Fortaleza, com integrantes da Associação das Confecções de Sítio Alegre (Uniconfecções), que representam os empreendedores do Polo de Moda de Sítio Alegre, distrito do município de Morrinhos.
A visita tinha o objetivo de agradecer ao Sebrae/CE pelas ações de apoio ao desenvolvimento do Polo e apresentar os resultados obtidos em 2025, fruto da parceria com a instituição, principalmente os relacionados ao evento “Sítio Alegre Tá na Moda”, realizado em junho deste ano no município da região Norte cearense.
O encontro contou ainda com as presenças da articuladora regional do Sebrae/CE, Suilany Teixeira e da analista Gabriella Aguiar, do atual e do futuro presidente do SindConfecções, Daniel Gomes e Luiz Gonzaga Júnior, respectivamente, do vice-presidente do sindicato, Roberto Fagner Barros e do deputado estadual Sérgio Aguiar.

Cartaxo lembrou de quando esteve pela primeira vez em Sítio Alegre em 2016 e destacou o desenvolvimento alcançado pelo distrito a partir do fortalecimento da atividade empreendedora no território. “Hoje você vai no Sítio Alegre e vê a transformação ocorrida, mais empresas, um comércio forte e a melhoria do perfil socioeconômico da comunidade, a partir da ação dos empreendedores locais. Um desenvolvimento que já se espalha pelos outros municípios da região”.
De acordo com Suilany Teixeira, em 2016 o Polo de Moda do distrito contava com apenas 16 empresas e hoje esse número já passa de 80 negócios na área de moda. Já o deputado Sérgio Aguiar destacou que o distrito vive uma realidade de pleno emprego, fruto da ação empreendedora local. “As empresas de Sítio Alegre amadureceram muito e hoje geram muitos empregos e o Sebrae foi fundamental neste processo de expansão da atividade de produção de moda”.
Durante o encontro o presidente da Uniconfecções, Alexsandro Ribeiro, falou sobre os resultados alcançados durante o “Sítio Alegre Tá na Moda”. Segundo ele, em apenas um dia de evento foram gerados negócios da ordem de mais de R$ 5 milhões, mostrando a força do segmento de moda do município de Morrinhos.
Ele reforçou ainda que hoje as empresas do polo já começaram a também expandir suas atividades para outros municípios do entorno como Amontada, Santana do Acaraú e Uruoca, por exemplo. “As empresas do Polo de Moda já estão gerando cerca de mil empregos em outros municípios do território”.
O diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, reforçou a continuidade do apoio da instituição aos empreendedores do Polo de Sítio Alegre. Segundo ele, estas empresas representam um novo modelo de desenvolvimento econômico do Ceará, a partir dos pequenos negócios. “Se antes era através de grandes empresas que se instalavam nos municípios, hoje o desenvolvimento se dá por meio de polos produtivos, como o de Sítio Alegre, que tem raízes e elo com a comunidade e com o próprio território”.
Por isso, segundo o diretor do Sebrae/CE, é necessário que estes pólos possam contar com o apoio do poder público, das universidades e das instituições do Sistema S para que eles possam continuar crescendo, gerando emprego, renda e desenvolvimento para as regiões do nosso estado”.
Fonte: SEBRAE


