
Diretor-executivo do Instituto Norberto Bobbio, César Mortari Barreira comemorou o fato de uma pergunta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (9), ter se baseado em uma obra do pensador italiano.
A questão trata das mudanças ao longo dos séculos na concepção sobre os direitos do homem e menciona trecho da obra “A era dos direitos”, um de seus trabalhos mais conhecidos.
“Ao aparecer no Enem, Bobbio nos lembra que os direitos são lutas acumuladas no tempo e que a juventude tem um papel decisivo em revigorar sua eficácia. É pela efetivação dos direitos que podemos avançar na construção de uma democracia real, conectada aos desafios do nosso próprio tempo”, afirmou Barreira.
Bobbio (1909-2004) foi um dos mais importantes filósofos políticos do século 20 e ficou popular por sua influente definição sobre os conceitos de direita e esquerda.
O instituto que o homenageia, baseado em São Paulo, promove debates, cursos e pesquisas sobre a obra do italiano e outros aspectos da ciência política.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo



