
Começa esta segunda-feira, 10 de novembro, um dos maiores e mais importantes julgamentos da história da Alemanha pós-guerra: o ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo, que provocou a morte a seis pessoas e fez mais de 300 feridos, há quase um ano.
As medidas de segurança não deixam margem para dúvidas, nem as imagens da primeira sessão do julgamento que acontece hoje, quase 11 meses após o médico psiquiatra Taleb al-Abdulmohsen atravessar um mercado de Natal, atropelando deliberadamente um grupo de pessoas por estar “descontente com o tratamento dado aos refugiados provenientes da Arábia Saudita” na Alemanha.
Segundo a imprensa alemã, foi até construído um “tribunal provisório” de “milhões” para o julgamento, uma vez que são centenas as vítimas do ataque.
Já o suspeito chegou de helicóptero ao tribunal e vai assistir ao julgamento trancado em uma “caixa de vidro”, com o advogado e dois polícias armados.
De acordo com o Tribunal Regional de Magdeburg, o julgamento vai durar, pelo menos, 47 dias, terminando a meados de março de 2026. Se necessário, poderão ser adicionados mais dias.
Se for condenado, o médico psiquiatra saudita poderá passar o resto da sua vida na prisão, uma vez que pode ser condenado a prisão perpétua.
Taleb al-Abdulmohsen quer enviar uma mensagem
Depois de ter enviado, ao longo dos últimos meses, a partir da prisão, cartas com ameaças de mais “massacres”, Taleb al-Abdulmohsen tentou hoje, a partir da sua ‘cela’ de vidro, passar uma mensagem.
Quando já estava instalado, ergueu o computador portátil em direção às câmaras presentes da sala de julgamento. Na tela tinha escrito #MagdeburgGate e, posteriormente, 26 de setembro.
Para já, o que o réu pretende expressar com isso é desconhecido
Seis mortos, 338 pessoas feridas, das quais 309 com lesões graves
No dia 20 de dezembro de 2024, Taleb al-Abdulmohsen atravessou com seu carro pelo mercado de Natal de Magdeburgo, no leste da Alemanha, atropelando a multidão que estava no local.
Ao todo, matou seis pessoas, entre as quais uma criança, e deixou feridas outras 338, sendo 309 com lesões consideradas graves.
No início o ataque foi apontado como um atentado terrorista mas esta versão acabou sendo descartada, uma vez que o suspeito “não estava ligado a nenhuma organização específica, como o Daesh”.
No local morreram quatro mulheres, com idades entre 45 e 75 anos, um menino de 9 anos. Posteriormente, uma mulher de 52 anos morreu no hospital, devido às lesões provocadas pelo atropelamento.
Quem é Taleb al-Abdulmohsen?
Taleb al-Abdulmohsen de 52 anos é natural da Arábia Saudita mas vive na Alemanha há quase 20 anos. O suspeito é médico, especialista em psiquiatria e psicoterapia.
Há vários anos que o asuposto autor do crime compartilhava opiniões islamofóbicas na internet, principalmente na rede social X, antigo Twitter, onde fazia dezenas de tweets sobre o assunto por dia.
Em uma entrevista dada em 2019, descreveu-se mesmo como “o crítico mais agressivo do Islã na história”, alegando que a Alemanha estava dando asilo a “jihadistas sírios” e não estava tratando adequadamente aquilo a que chamou o “islamismo da Europa”.
Fundou uma plataforma na internet para ajudar cidadãos da Arábia Saudita a pedir asilo na Alemanha e teria ajudado mulheres sauditas a fugir do seu país.
Taleb al-Abdulmohsen chegou a manifestar publicamente o seu apoio ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) e tem a teoria que autoridades alemãs visam os requerentes de asilo sauditas.
Nascido na cidade saudita de Hofuf em 1974, Taleb teria saído da Arábia Saudita para escapar às restrições impostas pelo país, por considerar impossível exprimir abertamente as suas opiniões ateias em uma nação onde o Islã é a única religião legalmente reconhecida, segundo a BBC.
No entanto, soube-se entretanto que a Arábia Saudita teria acusado o suspeito de suposto terrorismo e de facilitar o contrabando de mulheres dos países do Golfo para a Europa.
Apesar destas alegações, a Alemanha concedeu-lhe asilo em 2016 e recusou-se a extraditá-lo para a Arábia Saudita.
Fonte: Notícias ao Minuto




