
![]()
O encontro realizou-se num clima de proximidade, escuta e diálogo profundo e doloroso, e terminou com um intenso momento de oração.
Vatican News
“Na tarde deste sábado, 8 de novembro, o Papa Leão XIV encontrou-se com 15 pessoas provenientes da Bélgica, vítimas de abuso, quando eram menores, por parte de membros do clero”. É o que informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, explicando que o encontro, que realizou-se “num clima de proximidade com as vítimas, de escuta e diálogo, profundo e doloroso, durou quase três horas e terminou com um intenso momento de oração”.
O grupo estava acompanhado pela Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores.
A Comissão trabalha em estreita colaboração com a Igreja belga em questões de tutela dos menores e reuniu-se com este grupo na manhã de sexta-feira para dar continuidade ao diálogo iniciado em julho deste ano, quando uma delegação da Comissão visitou a Bélgica.
Encontro do Papa Francisco com as vítimas de abuso na Bélgica
A maioria dos membros deste grupo encontrou-se com o Papa Francisco durante sua viagem apostólica à Bélgica em setembro de 2024. Durante esse encontro, realizado na Nunciatura Apostólica, em Bruxelas, as vítimas de abuso tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias e sua dor com o Papa, expressando suas expectativas em relação ao compromisso da Igreja no combate ao abuso. Por sua vez, o Papa Francisco teve a oportunidade de escutar e se solidarizar com o sofrimento delas, expressando gratidão por sua coragem e um sentimento de vergonha pelo que tinham sofrido na infância, e tomando nota dos pedidos que lhe foram feitos.
Fonte: Vatican News
