

O Serviço das Celebrações Litúrgicas da Arquidiocese de Fortaleza divulgou nesta sexta-feira, 7 de novembro, uma carta de esclarecimento assinada pelo padre Rafhael Silva Maciel, Mestre das Celebrações Litúrgicas da Arquidiocese, sobre a celebração da Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão neste ano de 2025.
Em 2025, o dia 9 de novembro, data em que a Igreja celebra a Dedicação da Basílica do Latrão, cairá em um domingo. A Basílica, situada em Roma, é a Catedral do Papa e considerada “a Igreja Mãe de todas as Igrejas”. Por essa razão, a liturgia permite que sua festa seja celebrada mesmo quando coincide com o domingo, dia do Senhor.
“O fato de a celebração ocorrer em um domingo diz do mistério da Igreja intimamente unida ao seu Senhor Ressuscitado e à celebração da unidade da Igreja Católica”, destacou padre Rafhael na carta.
O documento esclarece que a Missa da Dedicação da Basílica do Latrão, neste ano, começa a ser celebrada com as Primeiras Vésperas, na Liturgia das Horas. No sábado, a Santa Missa deve ser celebrada com o mesmo formulário do domingo, uma vez que não há Missa própria de Vigília. A cor litúrgica a ser usada é a branca, e a liturgia da Palavra deve seguir as leituras previstas no Lecionário III para as festas do Santoral.
Padre Rafhael também reforça que “por ser domingo, reza-se a Profissão de Fé (Credo)” e que a participação nessa celebração “cumpre o preceito dominical para o fiel católico”, conforme o cânon 1248 do Código de Direito Canônico.
A carta busca orientar as comunidades paroquiais e os fiéis sobre a forma correta de vivenciar a festa, que tem profundo significado eclesial e espiritual, por celebrar a unidade da Igreja em comunhão com o Papa, Bispo de Roma.
A íntegra da carta pode ser acessada clicando no link abaixo.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

